Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/02/2008 15:26

PGE alerta servidores sobre vetos do período eleitoral

Marta Ferreira - Campo Grande News

A PGE (Procuradoria Geral do Estado) elaborou um Código de Conduta Eleitoral a ser seguido pelos servidores públicos estaduais durante a campanha eleitoral deste ano. O documento tem 25 páginas e é, em resumo, uma compilação comentada do que as leis brasileiras proíbem durante o período de campanha eleitoral.

O texto, logo de cara, já explica o porque de sua existência: O “Código de Conduta Eleitoral” tem por finalidade regular os procedimentos a serem adotados pelos servidores públicos estaduais durante o período que antecede as eleições de 2008 até a diplomação dos candidatos eleitos, buscando coibir qualquer prática por parte dos agentes ou servidores públicos estaduais, tendentes a influenciar na igualdade de oportunidades entre os candidatos e a vontade do eleitor”.O documento está disponível no site da PGE, o www.pge.ms.gov.br.

Conforme o procurador –geral do Estado, Rafael Condibelli, além desse documento, secretarias que necessitem terão atendimento diferenciado pela Procuradoria, para evitar problemas durante o período eleitoral.O documento relaciona todas as vedações que a lei faz a cerca da conduta do serviço público no período que antecede as eleições, sempre com um comentário dos procuradores de estado.

Conforme o procurador, uma das preocupações principais é em orientar secretários e dirigentes quanto ao período restritivo para algumas ações por parte do poder público.A concessão de reajuste, por exemplo, só pode ser feita até abril. A partir disso, até os eleitos assumirem, está vetada. Outro veto é quanto à contratação de servidores concursados. O veto começa no dia 5 de julho deste ano, e vai até 31 de dezembro.

Neste período, só podem ser contratados servidores de processos seletivos já homologados.É por conta desse veto que o governo pretende convocar até junho os aprovados no concurso que está sendo feito para a Polícia MilitarHouve também uma preocupação em relação aos programas sociais. Como as regras prevêem que doações por parte do poder público só podem continuar se já tiveram orçamento previsto e vieram do exercício anterior, o Vale Renda, programa do governo estadual que dá R$ 120 mensais a famílias de baixa renda, foi lançado no fim do ano passado, e chegou a ter benefícios entregues simbolicamente. O início de fato do pagamento está ocorrendo neste mês.

Apesar de a eleição deste ano ser municipal, o Código de conduta também alerta para a proibição da presença de candidatos ao Executivo em inaugurações de obras. Elas não estão vetadas, mas só candidatos ao Legislativo podem participar. Também não pode haver shows pagos com dinheiro público nessas inaugurações.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)