Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende Marcos Valério e mais 16 pessoas

10 de outubro de 2008 - 14:55

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, durante a Operação Avalanche, o empresário Marcos Valério e outras 16 pessoas, entre despachantes aduaneiros, advogados, policiais civis e federais e empresários, acusados de extorsão, fraudes fiscais e corrupção.

A operação, batizada de Avalanche, cumpriu 17 mandados de prisão (oito preventivas e nove temporárias) e 33 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a PF, o grupo foi dividido em três núcleos distintos, mas interligados: o primeiro grupo, através de contatos em órgãos públicos (Polícia Civil e Federal, Receita Federal e Estadual), é suspeito de obter informações privilegiadas sobre determinados empresários que apresentavam problemas junto ao fisco e com base nesses dados, praticariam extorsão, exigindo valores em troca de possível solução.

O segundo grupo atuaria em fraudes fiscais visando praticar importações ilegais por meio de empresas de fachada, contando com a ação de despachantes aduaneiros junto ao Porto de Santos.

O terceiro grupo, de acordo com a Polícia Federal, teria sido identificado no momento em que uma empresa que havia sido autuada pela Receita Estadual em mais de R$ 100 milhões, teria se utilizado, como tática de defesa, da desmoralização dos fiscais responsáveis pela autuação através da instauração de inquérito policial com base em fatos inverídicos.

A PF informou que, durante as buscas, foram apreendidos documentação e mídias, além de R$ 500 mil. O grupo poderá responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos.

Valério foi apontado pela Procuradoria-Geral da República como o operador do mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político.

O advogado do empresário, Marcelo Leonardo, afirmou à Folha Online que Valério foi preso em Minas e será transferido para São Paulo, onde prestará depoimento. Leonardo também virá a São Paulo para acompanhar o depoimento e ter acesso aos autos do inquérito e da decisão da Justiça, que mandou prender o empresário.










Folha Online/JP

SIGA-NOS NO Google News