Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende 39 pessoas por suspeita de contrabando

Ivan Richard , ABr - 17 de junho de 2008 - 11:42

Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu 39 pessoas durante a Operação Pampa, iniciada na manhã de hoje (17) para desarticular uma quadrilha de contrabandistas em atuação no Rio Grande do Sul. Com o apoio da Receita Federal, a PF está cumprindo mandados de prisão preventiva e temporária e 61 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e região metropolitana, em Santana do Livramento, Pelotas e no Vale do Sinos, além do estado de São Paulo.

Segundo nota divulgada pela PF, entre os presos estão os responsáveis por transportar os produtos a partir do Uruguai e Paraguai e os revendedores, que se utilizavam de lojas de fachada, inclusive com sites na internet, para revender os produtos contrabandeados.

As investigações começaram após a Operação Plata, realizada pela Polícia Federal em novembro de 2005, que desmontou uma organização criminosa especializada em contrabando, em atividade em vários estados do Brasil. Após essa ação, verificou-se que alguns dos criminosos continuavam em atividade.

Durante as investigações, informa a nota, foram efetuados 21 flagrantes de contrabando em diversas cidades gaúchas. Entre os produtos importados ilegalmente destacam-se notebooks, videogames, câmeras digitais, perfumes, CDs e DVDs virgens, queijos e até mesmo armas de fogo e munição. Em um desses flagrantes, foram apreendidas mercadorias totalizando mais de R$ 700 mil.

Os presos serão indiciados pelos crimes de contrabando e descaminho (com penas de um a quatro anos de reclusão), formação de quadrilha (com penas de um a três anos de reclusão) e tráfico internacional de arma de fogo (com penas de quatro a oito anos de reclusão).

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre. Os presos serão ouvidos na Superintendência Regional da Polícia Federal em Porto Alegre e encaminhados para o Presídio Central e a Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Participam da ação 270 policiais federais e 53 servidores da Receita Federal.



SIGA-NOS NO Google News