Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende 39 integrantes de quadrilha de assalto a banco

Roberta Lopes/ABr - 02 de setembro de 2006 - 07:22

A Polícia Federal desarticulou uma das maiores quadrilhas de assalto a banco do país. Até agora, 39 pessoas foram presas pela Operação Toupeira realizada no Rio Grande do Sul e em outros estados. A quadrilha é especializada em assaltos a banco e a grandes empresas de segurança bancária. Todos foram presos em flagrante enquanto escavavam um túnel para assaltar dois bancos de Porto Alegre.

O túnel começava sob um prédio alugado pelos criminosos e estava planejado para ter 85 metros até as agências do Banisul e da Caixa Econômica Federal. A estimativa dos policiais é que em duas semanas o túnel ficaria pronto. Segundo a Polícia Federal, a quadrilha é a mesma que realizou em agosto de 2005 o roubo ao Banco Central em Fortaleza, o maior assalto da história do país. E, de acordo com o coordenador de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Getúlio Bezerra, as pessoas presas fazem parte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em São Paulo.

“A própria inteligência de São Paulo e de Brasília já tem conhecimento de que eles são simpatizantes e fazem parte da facção criminosa PCC. E entre eles mesmo já é fato sabido. Eles trabalham para a facção. Agora vamos perseguir o dinheiro e as evidencias. Certamente vamos ter a contabilidade num segundo momento”, relata Bezerra.

A Operação possui, com autorização judicial, 86 mandados de busca e apreensão em sítios, casas e escritórios. Até o momento já foram apreendidos 17 bens, entre carros e imóveis que pertenciam aos criminosos, provavelmente comprados com dinheiro dos roubos.

Segundo a Polícia Federal, a operação já funcionava há mais de 380 dias, desde o assalto de Fortaleza. “Todos eles são profissionais, quase todos têm antecedentes criminais”, resume Bezerra. “Já tínhamos os nomes dos envolvidos e tínhamos um certo controle sobre eles. Mas estávamos esperando o momento em que eles começariam a gastar o dinheiro. Eles se movimentaram e, inclusive, estavam atuando criminosamente o que facilitou muito nosso trabalho.”

SIGA-NOS NO Google News