Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende 32 pessoas acusadas de participar de tráfico

Ivy Farias , ABr - 10 de março de 2009 - 15:27

São Paulo - A Polícia Federal prendeu hoje (10), em São Paulo, 32 pessoas acusadas de participar de um esquema de tráfico internacional de drogas.

A operação, chamada Carga Pesada, cumpriu 35 mandatos de prisão, busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Guarulhos, onde fica o aeroporto internacional de Cumbica, um dos principais pontos do esquema montado por quatro quadrilhas.

Entre os 32 presos, estão dois policiais civis, que descobriram o esquema e passaram a extorquir traficantes, e dois servidores públicos: um funcionário da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e uma auditora da Receita Federal.

Segundo o procurador da República Vicente Mandetta, os traficantes (em geral nigerianos) aliciavam pessoas que trabalhavam empresa terceirizada que presta serviços de segurança para o aeroporto.


"O crime segue um esquema parecido com o lícito, cada um tem uma função", disse Mandetta. Ele explicou que a droga - cocaína - era levada para as aeronaves sem passar por qualquer tipo de fiscalização. "Eram cerca de 50 quilos de cocaína em cada mala", afirmou.

A mala com a droga entrava no aeroporto por um dos carros da empresa de segurança. De lá, era colocada no container de malas.

Segundo Mandetta, funcionários de várias companhias áereas também foram presos por participar do esquema. Cada uma deles ganhava R$ 5 mil para levar a mala até o avião. Passageiros e a comissários de bordo não faziam idéia do que era transportado no porão do avião.

Quando chegava ao seu destino - África do Sul e países da Europa, a droga passava por um esquema semelhante. "Algumas quadrilhas usavam portadores, os famosos mulas, enquanto outras roubavam etiquetas de outras malas", afirmou o procurador. Como as quadrilhas possuem desmembramentos internacionais, a PF não soube precisar como a droga é tratada em outros países. Porém, a PF estima que cada quilo de cocaína custe, em média, 40 mil euros no exterior.


A operação Carga Pesada começou em 2007 quando a Polícia Federal recebeu um pedido de cooperação da África do Sul, que apreendeu 55 quilos de cocaína vindos do Brasil. Ao longo da operação 58 pessoas foram presas (incluindo as prisões de hoje) e 540 quilos de cocaína foram apreendidos pela PF.


De acordo com o órgão, é possível que mais pessoas que trabalhem no aeroporto estejam envolvidas no esquema. Os acusados responderão por crimes como tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha.



SIGA-NOS NO Google News