Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/08/2013 14:00

PF prende 18 pessoas por desvio de verbas do ensino técnico no Paraná

Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (8) 18 pessoas suspeitas de envolvimento no desvio de R$ 6,6 milhões de recursos do ensino técnico no Paraná. Foram apreendidos documentos, computadores e três carros de luxo. Em parceria com a Controladoria-Geral da União, a Operação Sinapse investigava o grupo desde março de 2012.

De acordo com a PF, 16 pessoas foram presas em Curitiba e estão detidas na Superintendência Regional do Paraná; uma em Cascavel (PR) e uma em Sorocaba (SP). A previsão é que os dois últimos sejam transferidos ainda hoje para a capital paranaense.

O grupo é suspeito de desviar R$ 6,6 milhões do setor de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. O dinheiro era proveniente do Ministério da Educação, desde 2009. Cerca de 200 policiais federais cumpriram os 18 mandados de prisão, sendo três contra funcionários públicos. Além desses, dez mandados de condução coercitiva e 43 de busca e apreensão foram cumpridos. Dois servidores do instituto serão afastados das funções.

De acordo com as investigações, o grupo atuava por meio de acordos firmados entre o instituto e duas organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, superfaturava projetos para cursos a distância e não prestava serviços previstos em contrato. Eles ainda falsificavam contratos e prestações de contas, além de pagar propina a funcionários do instituto e integrantes das organizações envolvidas. A quadrilha fraudou a aprovação de alguns de seus integrantes em concursos públicos do instituto federal.

A quadrilha irá responder pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes previstos na Lei de Licitações.

Edição: Carolina Pimentel

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)