Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF prende 10 envolvidos em importação ilegal

Lúcia Nórcio / ABr - 29 de junho de 2006 - 14:56

Dez pessoas envolvidas num esquema de importações fraudulentas e lavagem de dinheiro foram presas hoje (29) pela Polícia Federal. Oito delas em Curitiba (PR) e, outras duas, em São Paulo e Porto Velho.

As prisões fazem parte da Operação Pôr-do-Sol, desencadeada esta manhã pela Polícia Federal, a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Justiça Federal e a Força-Tarefa CC5 do Ministério Público Federal.

Entre os presos estão empresários, dois auditores fiscais da Receita Federa, um doleiro e um consultor financeiro ligado a uma grande instituição bancária americana que opera no Brasil através de um escritório de representação.

De acordo com informações da assessoria do Ministério Público, foram dois anos de investigação para desarticular o esquema criminoso ligado ao grupo Sundown (estabelecido no Paraná, mas com ramificações em São Paulo e Manaus), conhecido nacionalmente pela comercialização de bicicletas e motos.

Trabalham na operação cerca de 100 servidores da Secretaria da Receita Federal e do Departamento de Polícia Federal. Foram expedidos mandados de busca e apreensão em mais de 20 locais em Curitiba e São Paulo, nas residências dos envolvidos, empresas do esquema, escritórios de advocacia, escritórios de representação de um banco norte-americano e em escritório de operações de câmbio paralelo e de assessoria internacional de proteção de ativos.

Os envolvidos são acusados, entre outras coisas, de formação de quadrilha ou bando, sonegação fiscal, descaminho, crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica (inclusive de documento público), falsidade material de documento público, fraude à execução (o passivo fiscal de empresas abandonadas pelo grupo Sundown é superior a R$ 150 milhões) e corrupção ativa.

SIGA-NOS NO Google News