Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF incinera 70 toneladas de drogas apreendidas em MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 20 de junho de 2005 - 13:00

A Polícia Federal vai incinerar no próximo dia 24 de junho 70 toneladas de drogas apreendidas pelas delegacias de Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Naviraí. A queima da droga, no interior paulista, será acompanhada pelo ministro de Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o diretor- geral do Departamento de Polícia Federal, Paulo Fernando da Costa Lacerda, o superintendente regional em Mato Grosso do Sul Delci Carlos Teixeira e outras autoridades. As drogas foram apreendidas entre junho do ano passado e maio deste e representam 4 toneladas a menos que da incineração do ano passado.
A solenidade será na Companhia Votorantim/Cimentos, em Salto de Pirapora, a 120 quilômetros da capital paulista. No local também será incinerada parte das drogas apreendidas pela Polícia Federal de São Paulo, cerca de 10 toneladas e pela PF do Paraná - 15 toneladas, totalizando 95 toneladas de drogas. A queima ocorre em função da Semana Nacional Antidrogas (de 19 a 26 de junho), que em todo o País totalizará 140 toneladas dre entorpecentes.
O transporte da droga de Campo Grande a Salto de Pirapora recebe a denominação “Operação Pantanal V”. O esquema vai envolver mais de 60 policiais federais com viaturas da PF, do COT (Comando de Operações Táticas), grupo de elite da PF de Brasília, dois helicópteros da Coordenação de Aviação Operacional do DPF e ainda viaturas não ostensivas. Serão quatro carretas carregadas com o entorpecente, que seguem às 6 horas do dia 22, com previsão de chegada em Salto de Pirapora ao meio dia de 23 de junho. Haverá pernoite no Quartel do 37º Batalhão de Infantaria Motorizada, do Exercito Brasileiro, em Lins (SP).
A P destaca que a apreensão de drogas é só um começo do enfrentamento do crime organizado, cuja meta principal é atingir a base financeira, através de Inquéritos Policiais instaurados para apurar os crimes diretamente ligados ao tráfico, como a lavagem e remessa de dinheiro para o exterior, através de “laranjas” e “fantasmas”.
Nos últimos cinco anos, 445 inquéritos policiais foram instaurados para apurar o chamado crime de “lavagem de dinheiro”, na superintendência da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, resultando em apreensões e incorporações de bens, antes a serviço do tráfico, ao patrimônio da União.

SIGA-NOS NO Google News