Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF desarticula quadrilha e prende 15 policiais

Thaís Leitão, Agência Brasil - 09 de setembro de 2009 - 16:34

Rio de Janeiro - Pelo menos 39 pessoas foram presas na manhã de hoje (9) durante a Operação Roubo S/A – Saque Noturno, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular quadrilhas responsáveis por roubo de cargas e a bancos. Entre os presos, estão dez policiais militares e cinco policiais civis.

De acordo com o delegado da PF Sérgio Mori, as investigações começaram há cerca de 1 ano e meio, após um roubo praticado contra uma agência da Caixa Econômica Federal em Friburgo. Na ocasião, foram levados cerca de R$ 140 mil.

“Nós começamos a fazer a investigação após um arrombamento de uma agência da Caixa Econômica Federal em dezembro de 2007. Percebemos que não era um crime isolado, mas havia um grupo praticando repetidamente esse tipo de crime, inclusive contra agências de outros bancos, sempre no período noturno. Com as investigações, percebemos ainda que alguns dos membros desse grupo também praticavam roubo de cargas, principalmente de carne, na via Dutra e na BR-101”, explicou Mori.

O delegado disse, ainda, que no caso dos roubos a bancos, o grupo invadia as agências quebrando janelas ou fazendo buracos nas paredes e arrombava cofres com a ajuda de maçaricos. Já no caso das interceptações de cargas, os integrantes da quadrilha rendiam caminhoneiros em postos de gasolina desativando, em seguida, o rastreador do veículo. As investigações indicam que as quadrilhas agiam há quase dez anos.

Ao todo, foram expedidos mandados de prisão contra 55 pessoas e mais de 60 mandados de busca e apreensão. Durante a operação, os agentes vistoriaram duas delegacias – uma em Nova Friburgo e a Polinter - e ainda a casa de um policial onde foram encontradas armas, munição, além de documentos de outras pessoas.

Todos os presos estão sendo encaminhados à sede da Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Eles serão indiciados por roubo, receptação, formação de quadrilha, entre outros crimes.

A ação contou com aproximadamente 500 homens, entre policiais militares, civis, federais e representantes do Ministério Público Estadual e do Federal e foi realizada em diversos municípios fluminenses, como Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Niterói, na Região Metropolitana, e na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais.




Edição: Lílian Beraldo

SIGA-NOS NO Google News