Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF desarticula esquema de extração ilegal de aroeira em reserva indígena no MT

Polícia Federal - 04 de dezembro de 2019 - 11:30

PF desarticula esquema de extração ilegal de aroeira em reserva indígena no MT

CÁCERES/MT - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 04/12, a operação Ibyrá, para combater a ação de uma organização criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé. A reserva fica localizada no município de Conquista D’Oeste-MT, a cerca de 538 km de Cuiabá/MT.

Cerca de 65 policiais federais cumprem 25 ordens judiciais expedidos pela Justiça Federal de Cáceres-MT, dentre as quais constam 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Lacerda/MT e Conquista D’Oeste/MT.

De acordo com o que foi apurado, a PF detectou a participação de lideranças indígenas na estrutura da organização, uma vez que os índios envolvidos permitiam a exploração da reserva em troca de pagamentos periódicos ou outros benefícios. Na operação estão sendo presos indígenas, madeireiros, e uma grande propriedade rural está sendo arrestada (apreendida judicialmente) por ter adquirida madeira oriunda da reserva indígena.

A investigação teve início no ano de 2017, a partir de uma prisão em flagrante realizada em uma ação de fiscalização de Terra Indígena. Tais fiscalizações visavam coibir a prática de crimes ambientais no interior das reservas e são coordenadas pela FUNAI, contando com o apoio do IBAMA e de forças policiais.

No período da investigação, foram apreendidas mais de 1200 lascas de aroeira avaliadas em mais de 50 mil reais. A operação visa também identificar outras pessoas responsáveis pela aquisição da aroeira, as quais serão indiciadas pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento ambiental. O foco da exploração ambiental investigada na operação foi a extração da aroeira, espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991, por uma portaria normativa expedida pelo IBAMA.

Os presos estão sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal, em Cáceres, onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local permanecendo à disposição da Justiça.

SIGA-NOS NO Google News