Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF desarticula esquema de contrabando e corrupção

Ivy Farias , Agência Brasil - 29 de julho de 2009 - 16:22

São Paulo - A Polícia Federal (PF) desbaratou hoje (29) uma organização criminosa especializada em contrabando que agia em quatro estados: São Paulo, Rondônia, Espírito Santo e Mato Grosso. O grupo criou empresas de importação de fachada com a ajuda de auditores fiscais, que receberam propina para registrar as firmas nos sistemas de controle de comércio exterior da Receita Federal.

Apoiada pela Receita Federal, a PF cumpriu 25 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão na Operação Ártico. Em nota, PF informou que mais de 260 policiais participaram da operação para desmembrar a organização, que causou prejuízo aos cofres públicos de centenas de milhões de reais.


De acordo com a nota, a organização contava com diversas pessoas físicas e jurídicas, que eram usadas com dois objetivos: justitificar a renda e e ocupação dos criminosos e lavar dinheiro, sonegar impostos e contrabandear mercadorias.

A organização usava todo um esquema que tinha desde fiscais da Receita a despachantes aduaneiros envolvidos na importação de mercadorias estrangeiras. Os compradores desses produtos usavam a organização para ocultar das autoridades alfandegárias sua condição de importadores.




Edição: Nádia Franco

SIGA-NOS NO Google News