Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF assina acordo para recadastramento de armas

Assessoria - 16 de junho de 2009 - 18:15

A Polícia Federal (PF) e a Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (ANIAM) assinarão, às 11h desta quarta-feira (17), um Acordo de Cooperação que tem por objetivo implementar ações que proporcionem a viabilização, fortalecimento e divulgação da Campanha do Recadastramento Nacional de Armas.
Além de divulgar informações sobre o recadastramento, através de materiais informativos e os principais meios de comunicação, o acordo prevê a criação de postos para recadastrar armas em todo o país, facilitando o procedimento para os proprietários. O recadastramento também poderá ser feito através site da ANIAM (www.aniam.org.br) ou da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).
Em vigor desde abril de 2009, a Lei 11.922, sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, criou novo prazo para o recadastramento de armas de fogo. Os proprietários de arma de fogo devem solicitar seu registro que é gratuito e sem burocracia até dezembro deste ano.
Para recadastrar é preciso CPF, RG e os dados da arma: número de série, marca, calibre, país de fabricação e o registro atual, se o tiver. Armas sem registro, como as doadas ou recebidas de herança, também precisam ser regularizadas.
Com a nova lei, cerca de 14 milhões de brasileiros possuidores de armas de fogo adquiridas legalmente e registradas nos Estados e na PF têm a oportunidade de permanecer na legalidade. Somente no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), existem mais de 6 milhões de armas registradas e não recadastradas.
Quem deixar de recadastrar e for pego com uma arma de fogo sem registro poderá responder criminalmente, sujeito a pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

SERVIÇO:
Assinatura do Acordo de Cooperação para intensificar a divulgação do Recadastramento Nacional de Armas
Local: Edifício-Sede da Polícia Federal (Setor de Autarquias Sul, quadra 6, Lote 9/10) 9º andar, sala de reunião do DG.
Data: 17 junho
Hora: às 11h

SIGA-NOS NO Google News