Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF apreende material químico que poderia servir terroristas na Bolívia

24 Horas News/ João Arruda - 16 de maio de 2010 - 07:28

Agentes da Policia Federal em Cáceres apreenderam uma carga de contrabando vindo da Bolívia, que havia ingressado através da fronteira na localidade denominada de Aguapei. O caminhão Mercedes conduzido pelo traficante Antonio dos Reis Batista,53 anos, e seu ajudante Luciano Eugenio de Almeida, 32, foram encontrados produtos sem origem como pneus, roupas e brinquedos. Todavia que chamou a atenção da Policia Federal, foram galões e vasilhames abastecidos com produtos químicos.

De acordo com a PF, a carga foi lacrada na sede da Delegacia de Cáceres, pois há fortes indícios de que esse material químico poderia ser encomenda de algum grupo terrorista, visto que não especificação no lado externo dos vasilhames. Outro detalhe é que embalagem demonstra lacres de seguranças comuns em cargas explosivas.

Apenas alguns frascos com mercúrio foram identificados, os dois homens – Antonio Batista e Luciano Eugenio, vulgo “Neguinho das Muambas”, também não souberam explicar o conteúdo desses galões.

Em outubro passado, o Serviço de Inteligência do Exercito Brasileiro recebeu a denuncia de um jornalista boliviano informando sobre a presença de militares do Irã, da Russia e da Colombia. Eles estariam atuando em comunidades situadas na divisa com Mato Grosso, inclusive com incursões na localidade de Morrinhos (município de Cáceres divisa com Porto Esperidião), onde foram detectados reservas de lítio. As revelações do periodista boliviano foram confirmadas.

A carga apreendida permanecerá em Cáceres para analise de peritos da Policia Federal. No departamento ninguém quis comentar sobre o assunto, mas confirmaram a apreensão da carga. De acordo com eles, as mercadorias como roupas, pneus, ferramentas e brinquedos estão avaliadas em cerca de R$ 500 mil, não inclusos nesta soma as cargas supostamente de produtos químicos.
Os policiais federais destacaram também a cooperação de policiais lotados no Grupo Especial de Fronteira, Gefron, que prestaram auxilio a PF durante a abordagem ao caminhão de "Neguinho das Muambas".

A região Oeste de Mato Grosso tem sido próspera no tráfico. Nesta sexta-feira, o cacerense Rodrigo Martins dos Santos, 29 que residia em São José dos Quatro Marcos (MT), foi preso na cidade do Rio de Janeiro, quando transportava 200 quilos de pasta de base de cocaína. Ele conduzia um automóvel da GM – Capitiva – com placas da cidade de Araguaina- Tocantins, para tentar driblar a PF, Rodrigues utiliza documentos falsos em nome de José Rodrigues.

De acordo com a PF, Rodrigo faz parte da mesma ramificação criminosa que teve 185 quilos de cocaína apreendida há 20 dias, num posto de combustível na cidade de Mirassol do Oeste, também na região de fronteira com a Bolivia.

SIGA-NOS NO Google News