Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

02/02/2006 16:39

Petrobras fecha acordo para aquisição da El Paso

Nielmar de Oliveira/ABr

A Petrobras assinou um memorando de entendimento para a compra de ativos da empresa norte-americana El Paso. Segundo comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a empresa brasileira pagará U$S 375,5 milhões pela aquisição das empresas El Paso Rio Grande e El Paso Rio Claro, afiliadas da El Paso e proprietárias da termelétrica Macaé Merchant, localizada às margens da BR-101, no norte fluminense.

Após a assinatura do acordo, ocorrida ontem (1º), a Petrobras e a El Paso iniciam agora um processo de negociação e elaboração dos contratos definitivos para concretizar a operação de compra que, na expectativa da estatal brasileira, deve ocorrer em meados de março.

Desde 2004, a Petrobras e a empresa norte-americana brigavam em um tribunal de arbitragem internacional e também na Justiça do Rio de Janeiro, por interpretarem de forma distinta um contrato assinado em 2001 por ocasião da crise energética que levou ao "apagão". O contrato obrigava a companhia brasileira a pagar por cinco anos uma determinada receita a Macaé Merchant, para cobrir custos de construção, mesmo sem que termelétrica gerasse energia. A estatal brasileira alegava um prejuízo próximo a US$ 20 milhões mensais devido a essa obrigatoriedade. No entendimento da petrolífera, os pagamentos efetuados até 2004 superavam o valor do empreendimento e eram suficientes para pagar os custos de construção da unidade.

Com o fim do litígio e a assinatura do memorando, as empresas vão requerer, em conjunto, a suspensão temporária do procedimento arbitral internacional e do processo cautelar judicial em curso na justiça do Rio de Janeiro.

No comunicado à Bovespa, a Petrobras informa, ainda, que os cerca de R$ 518 milhões que foram depositados em nome da El Paso Rio Claro serão devolvidos à empresa, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros, quando da conclusão da operação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 18 de Outubro de 2017
10:40
Goiás, Distrito Federal e São Paulo
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)