Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/02/2006 16:39

Petrobras fecha acordo para aquisição da El Paso

Nielmar de Oliveira/ABr

A Petrobras assinou um memorando de entendimento para a compra de ativos da empresa norte-americana El Paso. Segundo comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a empresa brasileira pagará U$S 375,5 milhões pela aquisição das empresas El Paso Rio Grande e El Paso Rio Claro, afiliadas da El Paso e proprietárias da termelétrica Macaé Merchant, localizada às margens da BR-101, no norte fluminense.

Após a assinatura do acordo, ocorrida ontem (1º), a Petrobras e a El Paso iniciam agora um processo de negociação e elaboração dos contratos definitivos para concretizar a operação de compra que, na expectativa da estatal brasileira, deve ocorrer em meados de março.

Desde 2004, a Petrobras e a empresa norte-americana brigavam em um tribunal de arbitragem internacional e também na Justiça do Rio de Janeiro, por interpretarem de forma distinta um contrato assinado em 2001 por ocasião da crise energética que levou ao "apagão". O contrato obrigava a companhia brasileira a pagar por cinco anos uma determinada receita a Macaé Merchant, para cobrir custos de construção, mesmo sem que termelétrica gerasse energia. A estatal brasileira alegava um prejuízo próximo a US$ 20 milhões mensais devido a essa obrigatoriedade. No entendimento da petrolífera, os pagamentos efetuados até 2004 superavam o valor do empreendimento e eram suficientes para pagar os custos de construção da unidade.

Com o fim do litígio e a assinatura do memorando, as empresas vão requerer, em conjunto, a suspensão temporária do procedimento arbitral internacional e do processo cautelar judicial em curso na justiça do Rio de Janeiro.

No comunicado à Bovespa, a Petrobras informa, ainda, que os cerca de R$ 518 milhões que foram depositados em nome da El Paso Rio Claro serão devolvidos à empresa, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros, quando da conclusão da operação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)