Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Petrobras anuncia nova descoberta na Bacia de Santos

Nielmar de Oliveira /ABr - 21 de maio de 2008 - 20:14

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou hoje (21) mais uma descoberta em águas ultra-profundas da camada pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta pelo consórcio formado pela Petrobras, a Shell e a portuguesa Galp Energia foi no poço pioneiro no bloco BM-S-8.

Em nota, a Petrobras informa que “análises preliminares indicam que a densidade do petróleo está entre 25 e 28 ºAPI - comparável à de outras descobertas do pré-sal da Bacia de Santos”.

De acordo com a Petrobras, o poço está localizado a cerca de 250 quilômetros da costa do estado de São Paulo, em águas onde a profundidade é de 2.139 metros.

O consórcio prepara o Plano de Avaliação de Descoberta, que será encaminhado à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O petróleo descoberto na área conhecida como Bem-Ti-Vi é leve – portanto de melhor qualidade –, o que aumento a importância da descoberta, uma vez que o país é auto-suficiente em petróleo pesado, mas ainda é obrigado a importar petróleo leve para fazer a mistura durante o processo de refino.

O poço encontra-se a uma profundidade de 6.773 metros e foi foi comprovado pela análise de amostras do petróleo por meio de teste de formação em reservatórios situados a cerca de 6.000 metros de profundidade.

Notícias sobre a descoberta circularam durante todo o dia de hoje em razão da entrevista concedida ontem (20) pelo presidente-executivo da Galp indicando o anuncio da conclusão positiva dos trabalhos de perfuração no poço pioneiro.

Hoje, as ações da Petrobras voltaram a subir na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa): 1,6% as preferenciais e 1,3% as ordinárias.



SIGA-NOS NO Google News