Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Petrobras anuncia fusões de empresas na Argentina

Nielmar de Oliveira/ABr - 13 de novembro de 2004 - 07:56

Rio - A Petrobras iniciou ontem um processo de fusão das suas empresas na Argentina, que se dará com a incorporação pela Petrobras Energía S.A. (Pesa), seu maior ativo atual no país, das empresas EG3 S.A., Petrobras Argentina S.A. e Petrolera Santa Fé S.R.L.

De acordo com nota oficial divulgada pela companhia, o objetivo da operação é o fortalecimento da Companhia na Argentina, com a gestão centralizada das atividades de produção, refino e distribuição e, dessa forma, obtendo maior capacidade de competição no mercado.

A previsão é de que o processo de fusão esteja concluído até o segundo trimestre de 2005, após as aprovações pela assembléia de acionistas da Petrobras Energía e pelas autoridades regulatórias argentinas. A Petrobras tem o controle das empresas EG3, Petrobras Argentina e Santa Fé por meio da sua subsidiária Petrobras Participaciones SL (PPSL), sediada na Espanha.

A fusão se dará com a emissão de 230.194.137 ações da Pesa e sua transferência para a Petrobras, por intermédio da PPSL. Com isso, a Petrobras passará a deter, por meio da PPSL, 67,2% de participação na Pesa (percentual este que hoje é de 58,6%).

A Petrobras Energía é a nova razão social da empresa Perez Companc, cujo processo de aquisição foi completado pela Petrobras na Argentina em 2003. Por meio desse conjunto de quatro empresas, que agora se funde, a Petrobras se insere em toda a cadeia de operações da indústria petrolífera e de energia na Argentina, e não só na exploração e produção de petróleo e gás natural, refino, petroquímica e no transporte por dutos, mas também na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica.

Com a compra do controle da Pecom, a Companhia já havia incorporado outros ativos em mais quatro países sul-americanos - Bolívia, Venezuela, Peru e Equador, na área de Exploração e Produção de petróleo e gás, diz a nota.

SIGA-NOS NO Google News