Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/02/2008 16:04

Petição eletrônica será realidade em varas virtualizadas

Nos próximos meses, a petição eletrônica será uma realidade no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Com isso, os advogados poderão protocolar requerimentos de qualquer lugar do mundo, da própria casa ou do escritório. Não haverá mais a necessidade de o advogado se dirigir aos cartórios para entregar os documentos e registrar o protocolo. Para utilizar o serviço, o profissional deverá possuir o e-CPF, que é um cartão de certificação digital. Inicialmente a novidade chega às varas do juizado especial que trabalham com o processo virtual.

De acordo com o Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Vladimir Abreu da Silva, a normatização é um trabalho conjunto do TJ com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que formou uma Comissão de Direito Eletrônico para atender às disposições da Lei nº 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial e altera a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, do Código de Processo Civil. Concluída essa etapa, o documento será apreciado pelo Conselho Superior da Magistratura do TJ.

O novo serviço já entusiasma advogados. Segundo a Dra. Elizabete Coimbra Lisboa, peticionar e tomar ciência de atos pela internet torna todo o procedimento mais rápido. “Assim que se iniciar a liberação do serviço, todo o meu escritório vai adotar a tecnologia”, explica Dra. Elizabete, destacando ainda a vanguarda do judiciário sul-mato-grossense. “Em recente visita a um Estado vizinho, tive oportunidade de constatar quanto estamos à frente nesse processo de informatização. Acredito que MS está sempre em conformidade com a reforma do judiciário, conferindo tempo razoável de duração para os processos, o que tem a contribuição direta da informatização”, conclui a advogada.

Atualmente a petição eletrônica seria possível apenas na 10ª e na 5ª Vara dos Juizados Especiais, nas duas varas do consumidor, a 7ª e a 11ª, e na Vara de Execução Fiscal Municipal. Nos próximos meses, com a Centralização dos Juizados Especiais em um único endereço, no Itanhangá Park, estarão habilitadas também a 1ª, a 2ª, a 3ª, a 4ª e a 6ª Varas dos Juizados Especiais de Campo Grande. Estas últimas estão passando pelo processo de migração do Sistema de Automação Judiciária (SAJ), da versão PG3 para a nova versão PG5, com mais ferramentas e aplicativos.

A petição eletrônica será facultativa e implantada de forma gradativa, mas sua utilização vai agilizar a prestação jurisdicional. Segundo o Dr. Vladimir, a previsão é de que os processos que ainda chegarem em papel ao cartório, no ato do protocolo, serão digitalizados. Além disso, pela Lei nº 11.419/06, os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao grande volume, ou por motivo de ilegibilidade, terão prazo para ser apresentados nos cartórios, a contar do envio da petição eletrônica.



TJ/MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)