Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Peste branca: doença que assustou no passado

Agência do Rádio - 22 de julho de 2008 - 08:57

A tuberculose, antigamente chamada de peste branca, causou um grande número de mortes nos séculos passados. Vários autores de peso da literatura brasileira, por exemplo, morreram de tuberculose: Castro Alves, Manuel Bandeira, José de Alencar, Augusto dos Anjos e Álvares de Azevedo. O sambista carioca Noel Rosa, também, morreu por causa da doença, aos vinte e seis anos. Hoje em dia, é possível evitar mortes por tuberculose, mas é necessário seguir à risca o tratamento, de acordo com o médico e professor da Universidade de Brasília, Ricardo Martins.

"Infelizmente, apesar do tratamento ser eficaz, o tratamento, se usado de maneira adequada, garante uma chance de 95% de sucesso no tratamento. Mas, infelizmente, as pessoas ainda morrem, morrem porque não procuram assistência médica ou porque não fazem o tratamento adequado."

O professor Ricardo Martins lembra que o principal sintoma da tuberculose é uma tosse persistente por três semanas, acompanhada por febre no final do dia. Mesmo com o avanço no tratamento, dos sessenta milhões de pessoas infectadas com tuberculose no mundo todos os anos, dois milhões e quinhentas mil ainda morrem por causa da doença.

Reportagem, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News