Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/07/2008 08:57

Peste branca: doença que assustou no passado

Agência do Rádio

A tuberculose, antigamente chamada de peste branca, causou um grande número de mortes nos séculos passados. Vários autores de peso da literatura brasileira, por exemplo, morreram de tuberculose: Castro Alves, Manuel Bandeira, José de Alencar, Augusto dos Anjos e Álvares de Azevedo. O sambista carioca Noel Rosa, também, morreu por causa da doença, aos vinte e seis anos. Hoje em dia, é possível evitar mortes por tuberculose, mas é necessário seguir à risca o tratamento, de acordo com o médico e professor da Universidade de Brasília, Ricardo Martins.

"Infelizmente, apesar do tratamento ser eficaz, o tratamento, se usado de maneira adequada, garante uma chance de 95% de sucesso no tratamento. Mas, infelizmente, as pessoas ainda morrem, morrem porque não procuram assistência médica ou porque não fazem o tratamento adequado."

O professor Ricardo Martins lembra que o principal sintoma da tuberculose é uma tosse persistente por três semanas, acompanhada por febre no final do dia. Mesmo com o avanço no tratamento, dos sessenta milhões de pessoas infectadas com tuberculose no mundo todos os anos, dois milhões e quinhentas mil ainda morrem por causa da doença.

Reportagem, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)