Cassilândia, Terça-feira, 28 de Março de 2017

Últimas Notícias

22/07/2008 08:57

Peste branca: doença que assustou no passado

Agência do Rádio

A tuberculose, antigamente chamada de peste branca, causou um grande número de mortes nos séculos passados. Vários autores de peso da literatura brasileira, por exemplo, morreram de tuberculose: Castro Alves, Manuel Bandeira, José de Alencar, Augusto dos Anjos e Álvares de Azevedo. O sambista carioca Noel Rosa, também, morreu por causa da doença, aos vinte e seis anos. Hoje em dia, é possível evitar mortes por tuberculose, mas é necessário seguir à risca o tratamento, de acordo com o médico e professor da Universidade de Brasília, Ricardo Martins.

"Infelizmente, apesar do tratamento ser eficaz, o tratamento, se usado de maneira adequada, garante uma chance de 95% de sucesso no tratamento. Mas, infelizmente, as pessoas ainda morrem, morrem porque não procuram assistência médica ou porque não fazem o tratamento adequado."

O professor Ricardo Martins lembra que o principal sintoma da tuberculose é uma tosse persistente por três semanas, acompanhada por febre no final do dia. Mesmo com o avanço no tratamento, dos sessenta milhões de pessoas infectadas com tuberculose no mundo todos os anos, dois milhões e quinhentas mil ainda morrem por causa da doença.

Reportagem, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)