Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pessoas com gordura na barriga: cuidado com o coração

Agência do Rádio - 18 de setembro de 2008 - 07:25

Você sabia que aquela gordurinha da cintura pode ser um fator de risco para o coração? Isso porque as células de gordura do abdômen são glândulas inflamatórias e anticoagulantes, que acabam prejudicando o coração. É o que afirma o diretor de promoção à saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rui Ramos. Além disso, a gordura na barriga também pode dificultar a absorção de insulina no organismo, facilitando o surgimento de doenças como a diabetes. É o que explica o cardiologista Rui Ramos.


"A pessoas que tem gordura abdominal tem uma propensão a ficar diabética, ela tem um aumento do LDL colesterol, ela tem uma diminuição do HDL colesterol, ela tem um aumento da pressão arterial, ela tem um aumento do processo inflamatório, ela tem a liberação de várias substâncias que facilitam a agregação plaquetária, ou seja, a formação de coágulos nas artérias e isso aumenta o risco para a pessoa."

O cardiologista Rui Ramos lembra, ainda, que as pessoas que têm excesso de gordura na barriga têm três vezes mais chances de terem infarto ou derrame cerebral. Para identificar o problema, basta medir a gordura com uma fita métrica simples. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, no caso da mulher, a cintura não deve ser superior a oitenta centímetros, e a dos homens não deve passar dos noventa.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News