Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/04/2009 11:22

Pessoas com diabetes sabem pouco sobre o pé diabético

Agência Notisa

Para pesquisadores, este fato é um desafio a ser vencido com intervenções educativas.

Indivíduos com diabetes têm risco de apresentarem complicações vasculares importantes, entre elas o chamado pé diabético, que, não tratado, evolui inclusive para gangrena e perda de dedos ou mesmo de todo o pé ou perna. Entretanto, pesquisadores das USP-Ribeirão Preto afirmam que diabéticos não têm dimensão do risco de os pés apresentarem problemas e, quando conhecem o assunto, não tomam medidas de cuidados necessárias.

Para chegar a estes resultados, Rocha, Zanetti e Santos entrevistaram com dois questionários 55 pacientes com diabetes e examinaram fisicamente seus pés em um local de pesquisa e atendimento universitário no interior de São Paulo, no ano de 2005. De acordo com texto publicado na Acta Paulista de Enfermagem de janeiro/fevereiro de 2009, além de os indivíduos acometidos pelo transtorno não terem a dimensão exata do risco de vir a apresentar pé diabético, “o conhecimento referido nem sempre se traduz na adoção de ações de autocuidado para a prevenção de problemas relacionados aos pés”.

Para os autores, o quadro descrito indica a necessidade de que se considere “as particularidades de cada sujeito e sua interação com o ambiente, para delineamento das intervenções educativas”. Segundo eles, “é preciso que os profissionais de saúde compreendam que o descompasso entre conhecimento e comportamento dos diabéticos não deve ser interpretado como um obstáculo intransponível, mas como um dos desafios fundamentais que precisam ser enfrentados”. Para os interessados, o artigo completo está disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.




Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)