Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pessoas com diabetes sabem pouco sobre o pé diabético

Agência Notisa - 17 de abril de 2009 - 11:22

Para pesquisadores, este fato é um desafio a ser vencido com intervenções educativas.

Indivíduos com diabetes têm risco de apresentarem complicações vasculares importantes, entre elas o chamado pé diabético, que, não tratado, evolui inclusive para gangrena e perda de dedos ou mesmo de todo o pé ou perna. Entretanto, pesquisadores das USP-Ribeirão Preto afirmam que diabéticos não têm dimensão do risco de os pés apresentarem problemas e, quando conhecem o assunto, não tomam medidas de cuidados necessárias.

Para chegar a estes resultados, Rocha, Zanetti e Santos entrevistaram com dois questionários 55 pacientes com diabetes e examinaram fisicamente seus pés em um local de pesquisa e atendimento universitário no interior de São Paulo, no ano de 2005. De acordo com texto publicado na Acta Paulista de Enfermagem de janeiro/fevereiro de 2009, além de os indivíduos acometidos pelo transtorno não terem a dimensão exata do risco de vir a apresentar pé diabético, “o conhecimento referido nem sempre se traduz na adoção de ações de autocuidado para a prevenção de problemas relacionados aos pés”.

Para os autores, o quadro descrito indica a necessidade de que se considere “as particularidades de cada sujeito e sua interação com o ambiente, para delineamento das intervenções educativas”. Segundo eles, “é preciso que os profissionais de saúde compreendam que o descompasso entre conhecimento e comportamento dos diabéticos não deve ser interpretado como um obstáculo intransponível, mas como um dos desafios fundamentais que precisam ser enfrentados”. Para os interessados, o artigo completo está disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.




Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)



SIGA-NOS NO Google News