Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pessoas com deficiência não são incapazes, diz médica

Yara Aquino/ABr - 21 de setembro de 2006 - 19:45

Ser portador de necessidades especiais não é o mesmo que ser incapaz. A diferença entre os conceitos é destacada pela presidente da regional da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, a médica fisiatra Cláudia Barata Ribeiro.

“Existe preconceito ao julgar que a pessoa que tem uma deficiência é incapaz, o que não é verdade. A incapacidade está mais na cabeça das pessoas do que no próprio portador da deficiência”.

Ela diz que, embora o mercado de trabalho esteja absorvendo mais as pessoas com deficiência, o ideal seria que os ambientes de trabalho já fossem projetados pensando no acesso universal. Diferentemente do que ocorre hoje, em que os esses locais precisam passar por adaptações para receber essas pessoas.

Desde 1991, a lei 8.203 obriga que empresas privadas com mais de 100 funcionários reservem entre 2 a 5% de vagas para essa parcela da população. Na avaliação dela, as leis, sozinhas, não adiantam.

“Precisa haver conscientização da sociedade e isso nós conseguimos fazendo as pessoas conhecerem o assunto, se interessarem por ele", diz Barata. "Isso é um problema de todos nós, precisamos dar cidadania às pessoas”.

Ribeiro participou hoje (21), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, do Encontro Mundial de Saúde e Tecnologia, que acontece em Brasília até sábado (23).


SIGA-NOS NO Google News