Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/09/2006 19:45

Pessoas com deficiência não são incapazes, diz médica

Yara Aquino/ABr

Ser portador de necessidades especiais não é o mesmo que ser incapaz. A diferença entre os conceitos é destacada pela presidente da regional da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, a médica fisiatra Cláudia Barata Ribeiro.

“Existe preconceito ao julgar que a pessoa que tem uma deficiência é incapaz, o que não é verdade. A incapacidade está mais na cabeça das pessoas do que no próprio portador da deficiência”.

Ela diz que, embora o mercado de trabalho esteja absorvendo mais as pessoas com deficiência, o ideal seria que os ambientes de trabalho já fossem projetados pensando no acesso universal. Diferentemente do que ocorre hoje, em que os esses locais precisam passar por adaptações para receber essas pessoas.

Desde 1991, a lei 8.203 obriga que empresas privadas com mais de 100 funcionários reservem entre 2 a 5% de vagas para essa parcela da população. Na avaliação dela, as leis, sozinhas, não adiantam.

“Precisa haver conscientização da sociedade e isso nós conseguimos fazendo as pessoas conhecerem o assunto, se interessarem por ele", diz Barata. "Isso é um problema de todos nós, precisamos dar cidadania às pessoas”.

Ribeiro participou hoje (21), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, do Encontro Mundial de Saúde e Tecnologia, que acontece em Brasília até sábado (23).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)