Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/02/2011 19:16

Pesquisas da UEMS são reconhecidas nacionalmente

Nadjanara Morbeck , noticias ms

Campo Grande (MS) - O professor Yzel Rondon Súarez, professor da UEMS desde 1998, doutor em Ciências Biológicas-Zoologia pela Unesp-Rio Claro, é atualmente professor do Programa de Mestrado em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e acaba de ser contemplado com uma bolsa produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, oferecida pelo CNPq.



A seleção do CNPq, que se dá por meio de concorrência nacional, analisa o projeto de pesquisa e a produtividade dos pesquisadores inscritos no edital sendo que na área de Biodiversidade e Recursos Naturais apenas sete pesquisadores foram contemplados neste ano no Brasil. Segundo o prof. Suarez, “ter quatro professores na Universidade com esse reconhecimento nacional é muito importante e demonstra o crescimento quantitativo e qualitativo na produção científica da UEMS, devendo também contribuir para que logo nosso programa de Pós-Graduação possa oferecer seu doutorado”.



O projeto de pesquisa apresentado pelo professor avalia a diferenciação entre populações de peixes e plantas aquáticas sob métodos analíticos químicos, físicos e biológicos e também usa diferentes abordagens para a análise de impactos ambientais sobre a biota aquática. Segundo o professor, a relevância social deste projeto se dá pela crescente ocupação das áreas marginais aos rios com impactos sobre a distribuição de animais e plantas. “Assim o monitoramento biológico destes impactos é vital para o planejamento das ações de conservação dos recursos naturais e da qualidade de vida da população envolvida”, destacou o professor. A formação de recursos humanos nestas ações é fundamental, sendo que atualmente o professor orienta cinco alunos de iniciação científica, três de mestrado e três de doutorado.



Entre as ações envolvidas no projeto está o monitoramento da qualidade ambiental dos córregos da cidade de Dourados e a proposição de ferramentas para avaliação de ações de recuperação destes ambientes, bem como o estudo de aspectos ecológicos de peixes no Pantanal, servindo de base para a legislação pesqueira no Estado.



Os outros professores doutores contemplados com a bolsa produtividade são Sandro Márcio Lima, Luís Humberto Cunha Andrade e William Fernando Antonialli Junior.



Fonte: UEMS


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)