Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/02/2011 19:16

Pesquisas da UEMS são reconhecidas nacionalmente

Nadjanara Morbeck , noticias ms

Campo Grande (MS) - O professor Yzel Rondon Súarez, professor da UEMS desde 1998, doutor em Ciências Biológicas-Zoologia pela Unesp-Rio Claro, é atualmente professor do Programa de Mestrado em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e acaba de ser contemplado com uma bolsa produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, oferecida pelo CNPq.



A seleção do CNPq, que se dá por meio de concorrência nacional, analisa o projeto de pesquisa e a produtividade dos pesquisadores inscritos no edital sendo que na área de Biodiversidade e Recursos Naturais apenas sete pesquisadores foram contemplados neste ano no Brasil. Segundo o prof. Suarez, “ter quatro professores na Universidade com esse reconhecimento nacional é muito importante e demonstra o crescimento quantitativo e qualitativo na produção científica da UEMS, devendo também contribuir para que logo nosso programa de Pós-Graduação possa oferecer seu doutorado”.



O projeto de pesquisa apresentado pelo professor avalia a diferenciação entre populações de peixes e plantas aquáticas sob métodos analíticos químicos, físicos e biológicos e também usa diferentes abordagens para a análise de impactos ambientais sobre a biota aquática. Segundo o professor, a relevância social deste projeto se dá pela crescente ocupação das áreas marginais aos rios com impactos sobre a distribuição de animais e plantas. “Assim o monitoramento biológico destes impactos é vital para o planejamento das ações de conservação dos recursos naturais e da qualidade de vida da população envolvida”, destacou o professor. A formação de recursos humanos nestas ações é fundamental, sendo que atualmente o professor orienta cinco alunos de iniciação científica, três de mestrado e três de doutorado.



Entre as ações envolvidas no projeto está o monitoramento da qualidade ambiental dos córregos da cidade de Dourados e a proposição de ferramentas para avaliação de ações de recuperação destes ambientes, bem como o estudo de aspectos ecológicos de peixes no Pantanal, servindo de base para a legislação pesqueira no Estado.



Os outros professores doutores contemplados com a bolsa produtividade são Sandro Márcio Lima, Luís Humberto Cunha Andrade e William Fernando Antonialli Junior.



Fonte: UEMS


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)