Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisas & Delcídio & Terceira Via

Manoel Afonso - 17 de abril de 2014 - 15:44

Pesquisas & Delcídio & Terceira Via

‘MEIA BOCA’ Assim pode ser chamada essa eleição suplementar da OAB de 16 de junho. Após o episódio Júlio Cesar & Bernal, a entidade perdeu a credibilidade junto a opinião pública e entre os próprios advogados, hoje desmotivados.
‘O CASO’ Júlio Cesar ignorou a ética e a moral ao firmar um milionário contrato de prestação de serviços com a

prefeitura exatamente quando a OAB apreciava denúncia contra Bernal. Não é preciso ser advogado para se chegar a conclusões óbvias.


‘PIADA’ Dilma volta a falar da necessidade da reforma política . Só retórica. No fundo ela está satisfeita: imita FHC e Lula barganhando o apoio nas votações por liberação de emendas parlamentares e cargos nas estatais, ministérios e empresas.


FRANCAMENTE É como eu sempre digo: essa oposição é ‘cara pálida’, ruim de serviço, não sabe explorar as falhas e os escândalos do Governo. Limita-se a críticas veladas usando termos moderados e sem traço de indignação. Assim não dá!


DOIS EXEMPLOS A última propaganda do PSDB nacional pecou mais uma vez pela falta de objetividade e excesso de metáforas que não chegam ao povão. Já o deputado Mandetta na TV. - mostrou-se cauteloso demais para um oposicionista.


MARINA SILVA Apesar dos pesares, como mostram as pesquisas, ainda é a única força opositora que agrega uma série de predicados. Mas se os candidatos tucanos nos Estados dependerem da força de Aécio, acabarão no fundo da frigideira.


A PROPÓSITO Elas não foram publicadas, mas Azambuja já analisou as pesquisas onde Simone aparece como candidata ao Senado. Se continuar sua concorrente, como comentei na TV, terá que mudar o discurso, inclusive ‘aquele da renovação’.


GUINADA A candidatura dele ao Governo pode ser decidida até o final deste mês. Não pode demorar demais sob pena de chegar atrasado as lideranças, cabos eleitorais imprescindíveis. Consultar é bom, mas a decisão é pessoal, intransferível.


SENADO Se Azambuja tentar o Governo, quem seria candidato a vice e ao senado? Essa questão é inevitável na composição da chapa. Quais os nomes e de que eventuais partidos aliados teriam escopo para a duríssima disputa que se avista?


CONSEQUÊNCIAS Delcídio teria que mudar o jogo completamente e não estaria descartada a opção pela purificação da chapa com Zeca candidato ao senado. Como se vê, são grandes as chances de uma desarrumação no cenário atual.


NOVATOS? Dentre os poucos existentes, fala-se em Sergio Longen, (FIEMS), filiado ao PTB, ainda em cima do muro. Mas dizem que ele gostaria de concluir seu mandato e esperar 2018, quando teremos duas vagas ao Senado.


SEM SEGREDOS O sucesso da candidatura ao senado não tem mistérios. Em primeiro lugar depende do perfil do candidato, depois da força dos apoiadores e sobretudo de seu discurso encaixar de modo perfeito no momento político. Nada mais.


METAMORFOSE Nunca é demais lembrar que o nível do Senado cai ano após ano. Gente sem conteúdo, sem nível intelectual inclusive, apenas falando’ abobrinhas’. Nos pronunciamentos há pouca pessoalidade e muito mais o dedo de assessor.


DELCÍDIO Esse bombardeio vai desgastá-lo junto ao eleitor que já o escolheu como candidato pelo menos até aqui nas pesquisas? Adversários e aliados tem opiniões divergentes, mas em ambos ainda afloram mais dúvidas do que certezas.


‘BUMERANGUE’ Já vimos esse efeito. Não se pode descartar a hipótese de Delcídio acabar vitimizado neste episódio, dependendo é claro da condução do tom crítico e de seus autores. Não é bom menosprezar a leitura da opinião pública.


PESQUISAS Continuam aqui no Estado . Não chegam ao conhecimento do público; servem de bússola para decisões que mudam o rumo nesta fase do embate eleitoral. Claro que o aspecto rejeição tem sido naturalmente levado em conta.


NELSINHO Tem elogiado a fidelidade dos companheiros de partido no interior representados por prefeitos, vereadores e lideranças. O candidato do PMDB aposta no ajuntamento do partido já de olho nas eleições prefeiturais. Procede.


ANDRÉ Até nas pesquisas encomendadas pelo PT o nível de satisfação com seu governo é muito bom. O volume de obras, os investimentos e o atendimento a diversas categorias de funcionários foram os grandes responsáveis pelos números


JUSTIÇA Se como apresentador da TV Marcos Trad é fraco, na AL ele marca com iniciativas que aliviam o bolso do eleitor: o parcelamento alongado do IPVA e a liminar judicial sustando o aumento abusivo da taxa de energia . Valeu.


‘ANOS DOURADOS’ Já notou? Em ano de eleições os governantes ficam bonzinhos. Seguram o preço da gasolina, dão aumentos salariais, refinanciam dívidas e assim por diante. Claro que tudo isso tem um preço e alguém vai segurar esse rojão.


PREVISÕES A ressaca nacional em 2015 pode ser muito mais amarga do que estamos pensando. Não haverá ‘sonrisal’ que dê jeito. Os gastos inconsequentes com a Copa e o saco de bondades do Palácio do Planalto vão pesar na economia nacional.


ARREMATE: Neste clima religioso lembro o espírito político de Cristo pouco comentado. Ele saiu pela tangente, separando política de religião, quando questionado da cobrança dos impostos pelos romanos. Alí mostrou o seu lado mineiro.


“Não há mal nenhum em mudar de opinião, desde que para melhor “ ( Churchill)

SIGA-NOS NO Google News