Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/03/2016 08:10

Pesquisadores identificam nova espécie de perereca no Brasil

180 Graus
Pesquisadores identificam nova espécie de perereca no Brasil

Pesquisadores identificaram uma nova espécie de anfíbio que vive na floresta Amazônica, em área do Brasil e da Guiana Francesa. No Brasil, a perereca Hypsiboas diabolicus, como foi denominado o novo anfíbio, foi encontrada em três municípios do Amapá -- Oiapoque, Laranjal do Jari e Mazagão. A espécie recebeu esse nome em referência ao personagem do carnaval nas Antilhas "diable rouge".

A descoberta foi registrada em um artigo publicado na revista internacional Zootaxa, no dia 24 de fevereiro, que mostrou as características do novo anfíbio. O animal tem membros em tons avermelhados e olhos com pupilas douradas.

O pesquisador da área de herpetologia do Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá), Jucivaldo Dias Lima, conta que o novo anfíbio foi identificado durante estudos sobre o sapo Hypsiboas geographica. "O pesquisador francês Antoine Fouquet observou na Guiana Francesa, durante pesquisas de campo, que existia uma perereca com características específicas e que poderia ser uma nova espécie. Ele me contatou e começamos a pesquisa da hipótese. Agora, esta comprovação vai contribuir para o registro da diversidade da floresta Amazônica", afirma o pesquisador.

Segundo Lima, as espécies do grupo geographica são "críticas", ou seja, muito semelhantes e de difícil identificação por leigos.

A identificação da nova perereca ocorreu com a coleta de animais em viagens de campo e, depois, com verificação em estudos genéticos.

Os trabalhos ocorreram entre os anos de 2011 e 2012 e com pesquisas de campo por integrantes do CNRS (Centro Francês de Pesquisa Científica), do Iepa, do Museu de Zoologia de Vertebrados da Califórnia, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e do Laboratório de Evolução de anfíbios da Universidade de Brussel, na Bélgica. Porém, o resultado das pesquisas foi divulgado na semana passada, pelo Iepa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)