Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2007 06:14

Pesquisadores discutem modelo de rádio digital no Brasil

Isabela Vieira /ABr

Brasília - Pesquisadores e professores da área de Comunicação alertaram na última semana para os rumos dos testes com rádio digital. Em carta divulgada pela internet, eles enumeram sete “preocupações” com o processo de escolha do novo modelo, entre elas a falta de metodologia nos testes e a baixa eficiência de transmissão no padrão In Band - On Channel (Iboc), defendido pela Associação Brasileira de Emissores de Rádio e Televisão (Abert).

Em relação aos testes, além de cobrar a padronização de critérios, os professores afirmam que não estão sendo testados recursos de interatividade e mecanismos que favoreçam a integração do rádio com outras mídias. “O que pode significar a perda da possibilidade de intensificar a participação dos ouvintes na programação das emissoras”, diz o documento.

Os professores e pesquisadores acompanham, voluntariamente, testes de emissoras cadastradas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Há dois anos, cerca de 20 emissoras testam dois modelos de rádio digital, o norte-americano Iboc e o Digital Radio Mondiale (DRM). As experiências devem subsidiar a escolha do modelo a ser adotado no Brasil. No entanto, até agora, a Anatel disse não ter elementos para realizar uma análise técnicas dos modelos.

No documento, também não faltaram críticas ao modelo norte-americano Iboc. “Os pesquisadores observaram problemas de interrupções abruptas do sinal digital em locais onde havia fios de alta tensão (rede elétrica), prédios e túneis, forçando o aparelho receptor a transmitir no modelo analógico, com atraso que pode chegar a oito segundos”, diz o texto.

O professor Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Luterana do Brasil, explica que com esse atraso, chamado de delay, o brasileiro pode até ter que mudar o hábito de assistir jogos de futebol acompanhado de seus aparelhos de rádios.

“Nos testes realizados, esse delay significa que o sujeito verá o gol na frente dele no estádio e ouvirá o grito de gol depois de seis ou 12 segundos”, disse. Para ele, não existe a necessidade de migrar de tecnologia antes de ter certeza da qualidade do novos sistema.

Os pesquisadores também destacaram que devido aos custos do processo de digitalização, rádios educativas e comunitárias podem ter dificuldades para fazer a transição, já que 50% das emissores provavelmente terão que trocar os transmissores a válvula por modulares e adequar a produção radiofônica, com a troca de equipamentos do estúdio, por exemplo.

Outra preocupação diz respeito ao modelo proprietário de tecnologia do Iboc. Diferentemente do sistema europeu (DRM), o norte-americano pode obrigar os radiodifusores a pagarem royalties à empresa Ibiquity, que administra o modelo. A sociedade civil também alerta para os altos custos da digitalização. Porém, o Ministério das Comunicações já sinalizou com financiamento público para a transição.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)