Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe em Bonito

Luciano Shakihama / Campo Grande News - 23 de março de 2004 - 14:05

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) anunciaram a descoberta de uma nova espécie de peixe, no rio Baía Bonita, em Bonito, cidade a 247 km de Campo Grande. Com o nome científico de Moenkhausia bonita, o peixe tem coloração azul e foi encontrado no rio que junto ao Miranda, são formadores da Bacia do Rio Paraguai.
De acordo com os pesquisadores, a nova espécie vive perto da superfície da água, em cardumes de 10 a 30 indivíduos. Segundo Ricardo Benine, do Laboratório de Ictiologia da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, o Moenkhausia bonita distingue-se da maior parte das outras espécies do gênero por uma faixa negra no meio da lateral, uma margem negra no final da nadadeira caudal e uma mancha em forma de losango, que vai do início da cauda até a metade da nadadeira caudal.
O que chama realmente a atenção dos pesquisadores, segundo Benine, é que o pequeno peixe é muito comum nos rios da região, e no entanto, só agora foi cientificamente catalogado. "Bonito tem aparecido nos mais diversos tipos de documentários sobre o Pantanal, mas o peixe ainda não havia sido estudado", disse ele à Agência USP.
Para o pesquisador, isso reflete o grau de desconhecimento da diversidade de peixes, principalmente os de pequeno porte, de toda região Neotropical (região da fauna que compreende a América Central e a América do Sul). "A ciência ainda tem muito a fazer para descrever essa diversidade", comentou. Com informações do site do jornal O Estado de São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News