Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

14/11/2003 13:10

Pesquisadores de minhoca se reúnem em Londrina

Agência Brasil

Conhecer a diversidade e a distribuição das minhocas na América Latina, determinar as espécies com potencial de emprego na produção de
grãos, na floricultura, na horti-fruticultura e também na pesca, além de identificar as espécies ameaçadas de extinção são alguns dos objetivos dos especialistas que participam do I Encontro Latino-Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas, que será realizado de 1 a 3 de
dezembro, em Londrina (PR).

“O papel das minhocas como isca para pescadores; sua importância para o solo e para a produtividade vegetal ainda é pouco conhecido na América Latina, por isso decidimos promover o evento com o tema no Brasil”, argumenta o organizador do encontro, George Brown, pesquisador da Embrapa Soja.

Participarão pesquisadores da França, Alemanha, Estados Unidos, México, Cuba, Venezuela, Colômbia, Porto Rico, Argentina, Uruguai, Peru e Brasil com o objetivo de trocar experiências sobre a ecologia das minhocas na América Latina, além de estabecer as prioridades de pesquisa nesta área.

Segundo Brown, as minhocas estão entre os primeiros animais presentes na Terra há 600 milhões de anos. Estima-se a existência de 7 mil espécies de minhocas, mas apenas 3600 são conhecidas. Na América Latina, o número de espécies identificadas é de cerca de 500. ”São poucos os trabalhos sobre a biologia das espécies nativas e ou exóticas e o conhecimento da sua diversidade, suas relações ecológicas e a importância nos ecossistemas da região. Por isso, estamos empenhados em aprofundar as pesquisas nesta área”, enfatiza.

Brown informa que as minhocas desempenham importante papel como engenheiras do solo, porque ao caminhar abrem caminhos que facilitam a infiltração de água. “Elas também tem a capacidade de transformar o solo, porque consomem lixo orgânico e devolvem à terra na forma de
húmus, material usado como complemento nutricional em vasos, no caso da floricultura e mudas de horti-fruticultura”, exemplifica.

O evento é dirigido a biólogos, agrônomos, ecologistas, produtores e estudantes. O valor das inscrição é de R$ 150 para profissionais e R$ 100 para estudantes. Mais informações no site
www.cnpso.embrapa.br/elaetao. (Ascom Embrapa Soja)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
06:40
Libertadores da América
Quinta, 17 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)