Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisadores criam bateria transparente que carrega com luz solar

Perfil News - 06 de setembro de 2015 - 15:00

Melhorando o design de baterias transparentes de íon-lítio, pesquisadores japoneses conseguiram fazer com que elas se recarreguem quando são expostas à luz solar. O objetivo deles é que, no futuro, essa tecnologia possa ser usada em janelas inteligentes e em telas de smartphones.

As baterias transparentes foram desenvolvidas originalmente em 2013, na Universidade Kogakuin. O eletrólito usado para o eletrodo positivo era constituído principalmente de fosfato de ferro-lítio e para o eletrodo negativo era constituído por titanato de lítio e hexafluorofosfato de lítio.

São basicamente os mesmos materiais usados na bateria comum, mas os pesquisadores conseguiram fazer com que elas se recarregassem com luz solar. Como a sua espessura tem entre 80 e 90 nanômetros, a luz consegue passar através dela, fazendo com que ela seja transparente.

Até agora, os estudos já conseguiram chegar a um ponto em que a bateria fornecesse uma tensão de 3,6 volts. A pesquisa também já resultou em uma bateria capaz de aguentar 20 ciclos de carga-descarga.

SIGA-NOS NO Google News