Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisadores avaliam progressão da miopia em crianças

Agência Notisa - 27 de setembro de 2007 - 06:35

Pesquisadores avaliam progressão da miopia em crianças em idade escolar através de eletrorretinograma multifocal

O estudo feito em Singapura confirma que o exame tem valor preditivo para a afecçao


Durante estudo observacional, pesquisadores de Singapura avaliaram 81 crianças, entre 9 e 11 anos, para verificar se a eletrorretinograma multifocal (mfERG) poderia indicar a taxa de progressão da miopia. O estudo resultou no artigo “Aspectos do Eletrorretinograma Multifocal Podem Predizer a Taxa de Progressão da Miopia em Crianças”, publicado na edição de agosto na Ophthalmology.

No ano de 2002, os pesquisadores realizaram exames de refração sob cicloplegia, biometria ocular e registros de mfERG nos participantes. Segundo o artigo, em 2004, as avaliações da refração e da biometria ocular foram repetidas, e os autores calcularam também a progressão da taxa de miopia em um olho, selecionado aleatoriamente, de cada criança. Por fim, foram comparados os parâmetros de mfERG registrados na primeira visita, em 2002, com as taxas de progressão subseqüentes.

De acordo com o artigo, os pesquisadores verificaram que “dos 81 olhos, 12 tiveram uma taxa alta de progressão (definida como uma taxa de progressão de > 1 dióptrico [D]/2 anos), 44 olhos tiveram uma taxa de progressão moderada (taxa de progressão de > 0,25 D, mas ≤ 1 D/ 2 anos), e 25 olhos não mostraram progressão ou uma baixa taxa de progressão (taxa de progressão ≤0,25 D/2 anos)”. Os resultados mostraram também que a amplitude de P1 do mfERG no grupo com progressão alta foi significativamente menor do que nos grupos com progressão moderada (P = 0,023) e sem ou baixa progressão (P = 0,030), mas apenas 5 graus centrais (1 anel ). Como informa o texto, os demais parâmetros de mfERG do anel central não indicaram diferenças significativas, enquanto que os parâmetros dos outros anéis mostraram similaridade em todos os grupos.

“Função da fóvea reduzida, como determinado pelo mfERG, é associada a uma alta taxa de progressão da miopia. Exame eletrofisiológico da função da retina central pode predizer a progressão e a severidade da miopia em crianças em idade escolar”, concluem Chi D. Luu, do Singapore Eye Research Institute (Singapura), e colegas, autores do estudo, no artigo

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)



SIGA-NOS NO Google News