Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisadora portuguesa é encontrada morta

Agência Lusa/Agência Brasil - 06 de setembro de 2006 - 08:18

A portuguesa Vanessa Cerqueira, que fazia pesquisa de campo na Amazônia, foi encontrada morta na região de Sena Madureira, Acre, segundo comunicaram organizações não-governamentais da região.

O corpo da pesquisadora, de 36 anos, foi achado anteontem (4) em um local conhecido como Toco Preto, a cerca de 145 quilômetros de Rio Branco. Sem roupas, apresentava vários golpes na cabeça e sinais de estrangulamento.

O suspeito pelo crime, um agricultor, foi detido nesta segunda-feira pela polícia e aguardará o julgamento na prisão.

Torres disse que Vanessa Cerqueira tomava banho, no domingo, num pequeno riacho da região, quando foi vista pelo agricultor. Segundo as investigações policiais,teria se aproximado e, supostamente, estuprado a pesquisadora, que foi morta em seguida com "diversos golpes com um pedaço de madeira" na cabeça.

"Após o assassinato, o agressor voltou a violentar a vítima, e arrastou o corpo por cerca de 200 metros para o meio da floresta", afirmou à Agência Lusa o chefe de polícia.

O corpo foi encontrado pela polícia após um alerta da professora Elizandra Moura de Lima, da Universidade Federal de Acre, que ajudava a investigadora portuguesa nos seus trabalhos de pesquisa.

Elizandra Moura de Lima entrou em contato com a polícia depois de ter encontrado abandonado o cavalo normalmente usado pela pesquisadora portuguesa, bem como algumas peças de roupa manchadas de sangue.

Vanessa Cerqueira investigava assuntos ambientais em vários países, como o Peru e o Brasil. Pretendia apresentar tese de doutorado no Centro Tropical de Investigação e Ensino Agrônomo, da Costa Rica.



SIGA-NOS NO Google News