Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/02/2011 10:13

Pesquisador da UEMS avança em estudos no combate ao câncer

Brasiluza Neves, noticiasms

Campo Grande (MS) - O pesquisador Sandro Minguzzi, professor de Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Naviraí, juntamente com Geoffrey Cordell, da Universidade de Illinois (EUA), apresentou dados animadores para aqueles que acompanham os avanços científicos no combate ao câncer.



A partir de produtos naturais isolados da planta \"Marianeira ou Fruta do Sabiá\", típica da Mata Atlântica, os pesquisadores desenvolveram substâncias eficientes na eliminação de diversos tipos de células cancerosas. \"As substâncias que obtivemos têm potencial para atuar em diversos de tipos de câncer, como o de pulmão, mama e próstata\", afirma Minguzzi. Ele explica que, para ser considerada ativa, as substâncias precisam apresentar uma Dose Efetiva de Letalidade (ED50) entre 0,1 a 1 g/mL. Os resultados mais significativos foram obtidos em células de câncer de pulmão, com duas substâncias com ED50 de 0,63 e 0,25 g/mL, com valores próximos ao produto comercialmente utilizado no tratamento do câncer, a Camptotecina que tem o ED50 de 0,01 g/mL.



O pesquisador esclarece que a pesquisa apresentou somente dados preliminares que não devem gerar euforia naqueles que sonham com a cura do câncer. Minguzzi, porém, vê com otimismo o desenvolvimento científico nesta área e vê na biodiversidade brasileira a maior fonte de esperança. \"Existe uma estimativa de que existem pelo menos 55 mil espécies de plantas no Brasil. Destas, menos de 1% foram estudadas quimicamente. Por isso acredito que há uma boa perspectiva, já que nossa biodiversidade pode gerar uma série de compostos que podem ser úteis na luta contra o câncer\", diz.



A partir da pesquisa de Minguzzi, foram feitos contatos com a Universidade do Hawai (EUA), onde o prof. Dr. John M. Pezzuto iniciou parceria com os pesquisadores de Química da UEMS de Naviraí, na realização de testes de atividade anticâncer. No final de 2010 foram enviadas 12 amostras para testes, entre sintéticas e naturais, todas obtidas a partir de plantas do Mato Grosso do Sul. Os resultados devem ser divulgados em breve.



Fonte: UEMS





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)