Cassilândia, Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

22/09/2018 15:00

Pesquisador alerta sojicultor sobre buva e capim amargoso nas lavouras

Campo Grande News

Plantas daninhas podem prejudicar a produção de soja se o produtor rural não tomar os cuidados necessários o quanto antes. O plantio daquela que promete ser a maior safra de todos os tempos em Mato Grosso do Sul está liberado, mas é preciso ter atenção para a buva e o capim amargoso.

José Fernando Grigolli, pesquisador da área de fitossanidade da Fundação MS, afirma que a buva e o capim amargoso são os invasores mais comuns em MS, extremamente agressivos e de difícil controle. Com manejo inadequado, disputam espaço com a soja, o que pode gerar perda significativa de produtividade.

Segundo José Fernando Grigolli, neste ano as plantas daninhas podem surgir junto com o plantio da soja, diferentemente do ano passado, quando algumas propriedades rurais já apresentavam buva instalada antes da semeadura.

Por conta da seca e do inverno muito seco, as plantas estão começando a surgir agora. “Já o capim amargoso está disseminado em praticamente todas as áreas do estado. Como é uma planta que forma touceira, e passa de um ano para o outro, a tendência é que elas continuem nesta safra”, afirma o pesquisador.

Grigolli afirma que para evitar prejuízo, o produtor precisa ficar atento antes de começar o plantio e aplicar herbicidas o quanto antes.

“A sugestão é que o uso dos produtos químicos seja feito quando a buva estiver com altura de 10 a 15 centímetros, e no caso do capim amargoso, com 20 centímetros. Dessa forma, os herbicidas tendem a apresentar eficácia mais elevada, o que reduz o problema de competição com a soja”, orienta o pesquisador.

“Manejar essas plantas daninhas em período de pós-emergência da soja é muito mais difícil, pois não há muitas opções de herbicidas que sejam seletivos a cultura e isso pode causar efeito negativo”, alerta.

Segundo ele, a principal recomendação para o agricultor é semear “no limpo”, fazendo todas as ações possíveis, seja por herbicidas ou métodos culturais, como roçada de plantas daninhas antes de semear a soja. “Plantas como buva e amargoso, são controladas na pré-semeadura da soja, e não em pós-emergência”, explica o pesquisador.

Plantio - Com meta de superar a produção de 10 milhões de toneladas, Mato Grosso do Sul abriu segunda-feira (17) o plantio de soja da safra 2018/2019.

Na safra colhida em 2018, a produtividade da soja foi recorde, atingindo a média de 3.593 kg/ha, aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. A produção foi de 9,6 milhões de toneladas, aumento de 11,9% em relação aos 8,5 milhões da safra anterior.

A área disponível para o plantio da oleaginosa subiu 4% nas duas últimas temporadas, saindo de 2,8 milhões para 3 milhões de hectares. A produtividade prevista para esta safra é de 59 sacas por hectare.

Em várias regiões produtoras da Grande Dourados e da fronteira, o plantio teve de ser suspenso nesta semana por causa das chuvas. Em Dourados, foram 45 milímetros de precipitação nesta quinta-feira (20).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 13 de Outubro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 12 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)