Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa sobre ética aponta que 78% não cumpriram lei

Sabrina Craide , ABr - 11 de novembro de 2008 - 05:06

Brasília - Uma pesquisa sobre ética e corrupção realizada pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que 78% dos entrevistados já deixaram de seguir a lei, e que 42% não tiveram medo de ser punidos ao descumprir a legislação.

Entre as razões apontadas para o descumprimento da lei estão a discordância da legislação (25,7%) e o fato de os entrevistados acharem a lei confusa (19,2%). A pesquisa foi feita a partir de um pedido da Comissão de Ética da Presidência da República e entrevistou duas mil pessoas em todo o Brasil.

Segundo o estudo, 50,3% das pessoas disseram que contratariam parentes se fossem servidores públicos ou políticos. Outros 41% admitiram que recorreriam à propina para ter atendido um pedido feito à administração pública.

O questionário também abrangeu perguntas sobre o serviço público. Na opinião de 42,4% dos entrevistados, os servidores atuam para agradar aos políticos que os indicaram, para beneficiar os amigos e para agradar a si mesmo ou à sua família. Além disso, quase 58% consideram o serviço público amador ou semi-profissional, e 49,7% acham que os servidores públicos não estão preparados para o seu trabalho.

A Comissão de Ética informou que ainda está analisando os resultados da pesquisa.


SIGA-NOS NO Google News