Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2010 06:22

Pesquisa sobre consumo e renda do sul-mato-grossense

Sebrae

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae foi lançada nesta noite durante a Feira do Empreendedor. Os resultados apresentam um panorama dos consumidores sul-mato-grossenses. Os dados, colhidos este ano, podem auxiliar empresários na hora de direcionar seus produtos e serviços ao público. Com uma estrutura de atendimento empresarial para os visitantes da Feira, o espaço terá também o estande “Conheça Mais Seu Cliente”, onde os empresários podem utilizar computadores para conhecer o levantamento e ainda receber atendimento de consultores empresariais.



Um dos aspectos verificados pela pesquisa demonstra que a principal fonte de renda dos consumidores vem do trabalho, principalmente entre os homens. Ao separar por faixa etária, verifica-se que os adolescentes, quando tem algum rendimento, contam com mesadas, os adultos tem o trabalho e os idosos a aposentadoria. Este último grupo é o único que separado dos demais deixa de apresentar o trabalho como forma de renda. Em uma comparação feita entre a Capital e o interior, a diferença para o número geral também é bem pequeno.



Outro ponto analisado diz respeito às formas de pagamento mais comuns excluindo o dinheiro. Verificou-se que o cartão de crédito é o mais utilizado em todas as categorias analisada: homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, faixas de renda, estado civil e localidade onde vive. O cartão de crédito é utilizado por 27% dos entrevistados, seguido pelo cartão de débito (17%) e pelo e carnês de lojas (13%).



Ao analisar quais os produtos mais comprados a crédito, os resultados apontam que os eletrodomésticos estão em primeiro lugar, com 44%. Depois ficam o vestuário e os eletrônicos. Entre os adolescentes, as compras a crédito são mais raras, isso porque na maioria das vezes há dependência financeira da família. Apenas entre os solteiros as compras a prazo são mais utilizadas para o vestuário do que para os eletrodomésticos.



Entre os entrevistados em geral, 48% afirma ter dívidas. Comparando os gêneros, os números permanecem iguais, com variação de apenas um ponto. Os adultos tem mais dívidas, chegando a 55% dos entrevistados, seguidos pelos idosos e pelos adolescentes. Os solteiros são os que menos tem dívidas e os casados os mais endividados. Separados e viúvos ficam bem próximos do número geral de endividados. As dívidas também estão mais presentes entre os de baixa renda. Na capital o grau de endividamento é menor que no interior.



“A pesquisa será disponibilizada aos empresários que queiram conhecer seus clientes e direcionar suas vendas”, afirma diretor executivo do Sebrae, Cláudio George Mendonça. “O importante é que empresários vejam que mesmo sendo pequenos, eles podem segmentar as vendas e dessa forma satisfazer mais o cliente e gerar mais vendas”, considera.

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae no Albano Franco até domingo, 25 de julho, das 14 às 22 horas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site http://fe.sebraems.com.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)