Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 30 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa revela que a população não acredita no judiciár

TJ/MS - 17 de maio de 2005 - 07:53

Conforme notícia publicada, no dia 14 de maio, pelo Jornal do Brasil, a partir de uma pesquisa de opinião, a população do país acredita em corrupção na Justiça. Segundo a pesquisa, 75,2% dos brasileiros consideram que há corrupção no Judiciário e 86,7% acham necessária a criação de um órgão que o fiscalize.

Para o coordenador do curso de Direito da Unaes Centro Universitário de Campo Grande-MS, Celso Luiz Rodrigues Catônio, a mídia pode ter contribuído para formar a opinião das pessoas, pois tem mostrado diversos casos que envolvem situações de corrupção. “Também existe pouca compreensão da população de como funciona o Poder Judiciário”, referindo-se às inúmeras reclamações sobre a morosidade da justiça sem a preocupação de que segurança e rapidez dificilmente caminham juntas. No curso de Direito da Unaes estudam mais de 700 alunos no curso de direito.

Da mesma forma, o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Dr. Vladimir Abreu da Silva, acredita que a imprensa nacional divulga somente os aspectos negativos do Poder Judiciário. “E ainda, vinculam os problemas da Segurança Pública com o Judiciário”, explica. Esse fator estaria formando a opinião das pessoas quanto à corrupção no Judiciário.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Brasília encomendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e os números serão analisados pelo Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo que será instalado até o dia três de junho.


Texto de Priscila Guimarães

SIGA-NOS NO Google News