Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2004 14:12

Pesquisa revela maior número com idade superior a 60

Marina Domingos/ABr

O número de crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de zero a 24 anos representava, em 2002, cerca de 47% do total da população brasileira, o equivalente a 81,3 milhões de pessoas. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/2002), em que se baseia a Síntese dos Indicadores Sociais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual vem caindo ao longo dos anos. Em 1992, esse grupo representava mais da metade do total de habitantes do país com 52,8%.

O estudo demonstrou ainda que ao mesmo tempo ocorreu crescimento na proporção das pessoas com mais de 60 anos, resultado da queda de natalidade e do prolongamento da expectativa média de vida.

Até 20 anos atrás, a constituição das famílias seguia um padrão composto por muitos filhos. Esse modelo ainda é muito presente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde as taxas de fecundidade são mais altas do país, apesar de terem sofrido queda acentuada no intervalo de dez anos. O estado do Maranhão caiu de 86,6% para 57%, Piauí de 75,1% para 48,5% e o Tocantins de 78,4% para 55%.

Crianças

Outros aspectos abordados pela pesquisa foram as condições de vida das crianças em relação à escolaridade e à situação socioeconômica de suas famílias. A pesquisa revelou que, em 2002, cerca de 27,2 milhões de famílias contavam com uma criança de menos de 14 anos em casa, o que significa quase 53% no total de famílias brasileiras.

E que o fator econômico tem influência direta sobre a presença, ou não, de crianças nas famílias. Em 2002, das famílias brasileiras que tinham pelo menos uma criança com menos de 14 anos, cerca de 36% possuíam renda per capita de até meio salário mínimo. A região que apresentou o pior quadro foi a Nordeste, com percentual de 59,6% das famílias com renda inferior a meio salário mínimo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)