Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/10/2007 09:58

Pesquisa: resíduos de antibióticos em leite cru

Agência Notisa

Resultados mostram que porcentagem de contaminação foi de 11,4% e sugerem problemas em relação à utilização de medicamentos em animais em lactação, indicando não obediência ao período de carência dos remédios.



Questões relacionadas à segurança alimentar têm recebido cada vez mais atenção da população, especialmente no que diz respeito a perigos microbiológicos e químicos presentes em alimentos. Apesar de microrganismos patogênicos serem os principais responsáveis por enfermidades causadas por alimentos, a presença de resíduos de substâncias químicas também é muito comum e perigosa. No caso do leite, os antibióticos são resíduos químicos detectados com bastante freqüência. Isso é o que mostram Luís Augusto Nero e equipe da Universidade Federal de Viçosa em um estudo que teve como objetivo detectar resíduos dessas substâncias em leite produzido no Brasil.



Duzentas e dez amostras de leite cru foram coletadas em propriedades leiteiras de quatro estados do Brasil: na região de Viçosa - MG, na região de Pelotas - RS, na região de Londrina - PR e na região de Botucatu - SP. De acordo com artigo publicado na edição de, “a presença de resíduos de antibióticos em leite pode causar vários efeitos indesejáveis, como seleção de cepas bacterianas resistentes, no ambiente e no consumidor, hipersensibilidade e possível choque anafilático em indivíduos alérgicos a essas substâncias, desequilíbrio da flora intestinal, além de efeito teratogênico. Além disso, pequenas quantidades de antibióticos determinam resistência crônica de microrganismos presentes no trato intestinal humano”.



No trabalho, os especialistas detectaram resíduos de antibióticos em 11,4% das amostras, sendo 20,6% da região de Londrina, 8,0% da região de Botucatu, 8,5% da região de Viçosa, e 6,0% da região de Pelotas. Segundo eles, os resultados sugerem problemas em relação à utilização de antibióticos em animais em lactação, indicando não obediência ao período de carência dos medicamentos. “Uma vez presentes no leite, os riscos à saúde pública e prejuízos para a indústria que esses antibióticos podem gerar são proporcionais a suas concentrações. Além disso, essas substâncias não são eliminadas no beneficiamento, podendo representar perigo até nos derivados fabricados com essa matéria-prima”, afirmam no artigo.



Dessa forma, os resultados obtidos permitem concluir que a presença de resíduos de antibióticos em leite produzido no Brasil pode ser considerada preocupante, e indicam a presença de um perigo químico associado a esse produto. “A conscientização dos produtores é fundamental para a prevenção de resíduos desses medicamentos em leite. Além disso, estudos complementares que determinem exatamente quais são essas substâncias e suas concentrações são de grande importância para se estabelecerem políticas de segurança alimentar e controle desses resíduos em leite e derivados”, destaca a equipe.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)