Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa mostra vantagem de André sobre Zeca e Marisa

Paulo Fernandes, Campo Grande News - 09 de fevereiro de 2009 - 07:23

Candidato natural à reeleição, o governador André Puccinelli lidera as intenções de voto em todos os cenários analisados pelo Ipems (Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul), que coloca como possíveis adversários em 2010 o ex-governador Zeca do PT e a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Faltando quase dois anos para as eleições estaduais, contra os dois adversários (Zeca e Marisa), Puccinelli teria 47,17% dos votos, segundo a pesquisa estimulada, feita em parceria com o Campo Grande News e a rádio FM Capital. O ex-governador petista aparece 20 pontos percentuais atrás, com 27,17%, e a senadora tucana com 15,56% das intenções de voto.

Neste cenário, 5,39% dizem que não sabem em quem vão votar ou preferiram não se manifestar. Já 4,72% disseram que não votariam em nenhum dos três candidatos.

O levantamento foi realizado no período de 21 a 29 de janeiro de 2009, nos 40 municípios mais populosos de Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados 1.800 eleitores.




André X Zeca – No confronto direto contra o ex-governador, a vantagem de Puccinelli seria ainda maior. O atual governador teria 57,56% dos votos, contra 30,22% do seu antecessor.

Não opinaram 6,61% dos eleitores e 5,61% disseram que não votariam em nenhum dos dois possíveis candidatos.

Puccinelli e Zeca são os dois principais adversários políticos em Mato Grosso do Sul. Nas eleições do ano passado, os dois grupos se enfrentaram em cidades como Aquidauana (148 km de Campo Grande) e Porto Murtinho (431 km da Capital).

Em Dourados, o grupo político de Zeca venceu ao defender a eleição de Ari Artuzi (PDT). Já Puccinelli conseguiu vitória em Porto Murtinho, com a reeleição de Nelson Cintra (PSDB) na terra do ex-governador e contra o irmão de Zeca, Heitor Miranda

Marisa – Contra a hoje aliada Marisa Serrano, Puccinelli também venceria com facilidade se a eleição fosse hoje. Ele conta com 58,61% das intenções de voto. A senadora tem 23,67%.

Mas 9,5% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos e 8,22% dizem que não sabem em quem votariam ou preferiram não opinar.

Espontânea - Na pesquisa em que os nomes dos candidatos não são apresentados, 68,06% dos eleitores dizem que não sabem em quem irão votar para governador nas eleições de 2010. Entre os candidatos, André Puccinelli lidera com 17,33% contra 7,39% do ex-governador Zeca do PT.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) aparece na seqüência com 2,5% dos votos, na frente do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (do PMDB, com 2%), e da senadora Marisa Serrano (do PSDB-MS, com 1,56%).

Também foram citados pelos entrevistados nomes como do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-governador Pedro Pedrossian, dos prefeitos de Dourados e de Três Lagoas, respectivamente, Ari Artuzi e Simone Tebet, e até mesmo do governador do Paraná, Roberto Requião.

Outros nomes que aparecem na pesquisa são de vereadores e de deputados estaduais e federais.

Rejeição – Zeca é o que enfrenta maior rejeição entre os três possíveis candidatos apresentados na pesquisa estimulada. Dos 1.800 eleitores ouvidos pelo Ipems, 44,7% disseram que nunca votariam nele.

A rejeição de Marisa é de 27,04% e de Puccinelli é de 18,87%. Não quiseram responder a essa pergunta 9,39% dos entrevistados.

O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,31 pontos percentuais para mais ou para menos.


SIGA-NOS NO Google News