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Pesquisa mostra perfil de vítimas do trânsito

Agência Notisa - 10 de junho de 2005 - 10:02

Em Londrina, homens com idade entre 10 e 39 anos são as principais vítimas de acidentes. Fins de semana e períodos noturnos são os mais críticos.

O trânsito, no Brasil, é considerado um dos mais perigosos do mundo, apresentando índice de um acidente para cada lote de 410 veículos em circulação, enquanto esse mesmo índice na Suécia é de um para 21.400 veículos. A maior parte deles ocorre com pessoas com idade entre 10 e 39 anos, principalmente nos finais de semana e no período noturno. É o que mostram pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, em um estudo que teve como objetivo analisar as características epidemiológicas dos acidentes de trânsito e das vítimas atendidas pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e às Emergências da cidade Londrina no período de 1997 a 2000.

Foram atendidas, no período, 14.474 vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, além de serem responsáveis por importante parcela de mortes de residentes no município, os acidentes de trânsito são também os segundos maiores responsáveis pela perda de anos potenciais de vida, sendo superados, atualmente, apenas pelos homicídios.

Segundo os pesquisadores, cerca de 70% das vítimas eram do sexo masculino. Eles explicam que o predomínio de homens entre as vítimas ilustra o efeito dos padrões sócio-culturais sobre este perfil. A equipe também constatou que em 70% dos casos, as vítimas tinha de 10 a 39 anos. “Inexperiência, busca de emoções, prazer em experimentar sensações de risco, impulsividade e abuso de álcool ou drogas são termos associados aos comportamentos de adolescentes e adultos jovens que podem contribuir para a maior incidência de acidentes de trânsito nessas faixas etárias”, afirmam no artigo.

Os dados do estudo também mostraram que os motociclistas foram o principal tipo de vítima em todos os anos, com valores sempre superiores a 40,0%, seguidos pelos ocupantes de carros, pelos ciclistas e pelos pedestres. De acordo com a equipe, como acidentes com motos resultam, freqüentemente, em ferimentos graves para condutores e passageiros, os motociclistas devem ser considerados mais vulneráveis em relação aos usuários de outros tipos de veículos automotores e necessitam de medidas específicas e urgentes.

Em relação aos dias da semana e aos horários de maior ocorrência de acidentes, os pesquisadores verificaram uma elevação do número de vítimas a partir da sexta-feira, com maior concentração no sábado, e no período noturno. “Normalmente o horário da noite é o de maior incidência de vítimas, uma vez que nesse período, geralmente, os acidentes apresentam maior gravidade, em virtude de diversos fatores ligados ao meio ambiente (menor visibilidade) e aos usuários da via pública (excesso de velocidade, desrespeito aos semáforos, uso de álcool e drogas, entre outros)”, explicam.

Nesse sentido, eles alertam para a necessidade de campanhas educativas de esclarecimento quanto aos riscos do uso de álcool e direção, aos fatores ambientais que dificultam a direção de veículos automotores durante a noite e aos demais comportamentos de risco para esses acidentes. “Modificações no meio ambiente, como melhoria da sinalização, da iluminação, do sistema de tráfego e das vias públicas, assim como a intensificação da fiscalização do trânsito, também são fundamentais para a redução de acidentes de trânsito, e só podem ser implementadas através de ações intersetoriais”, acrescentam.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

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