Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa mantém projeção de inflação em alta

Stênio Ribeiro/ABr - 10 de setembro de 2007 - 11:53

Brasília - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deve ficar em 3,99%, de acordo com projeção média de uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras, consultados pelo Banco Central na última quinta-feira (6). Abaixo, portanto, do centro da meta de 4,5%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Foi a quarta semana seguida de evolução da expectativa de inflação, que na pesquisa anterior era de 3,92%. O crescimento foi mais forte nas últimas semanas por causa da entressafra agropecuária, que pressionou o aumento de preços de alguns produtos agrícolas como carne e leite.

Os números constam do Boletim Focus divulgado hoje (10) pelo BC e mostram, por exemplo, que o IPCA deste mês deve ficar em 0,29%, e não mais 0,27% como foi projetado na semana anterior; e manterá o mesmo patamar em outubro. Já a inflação estimada para os próximos 12 meses caiu de 3,74% para 3,71%.

A projeção do IPCA, que serve de parâmetro para as correções oficiais, está um pouco acima da inflação na capital paulista. O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), manteve o cálculo de 3,94%.

a expectativa dos analistas é de estabilidade também para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos e outros) que devem encerrar 2007 com correção acumulada de 2,5%, com possibilidade de subir para 3,50% no ano que vem.

Projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para os preços no atacado estão em alta há seis semanas, acima da estimativa de IPCA. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 4,18% para 4,80% de uma semana para outra, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu de 4,30% para 4,35%.



SIGA-NOS NO Google News