Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2009 18:08

Pesquisa: Maioria dos idosos sustenta o lar onde mora

Isabela Vieira , Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os idosos são responsáveis por grande parcela da contribuição financeira nos lares brasileiros. Pesquisa divulgada hoje (25) pelo banco Bradesco revela que 80% das pessoas entre 55 e 73 anos afirmam sustentar as casas onde vivem contra 19% que afirmam ser sustentadas por parentes.

A pesquisa Longevidade Brasil entrevistou cerca 2 mil pessoas das classes A, B e C em seis cidades de todas as regiões do país, com exceção da Região Norte. Também foram realizados grupos focais e pesquisas etnográficas durante os anos de 2008 e 2009.

De acordo com o cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo estudo, o fato de os idosos serem os principais provedores das famílias está mais evidente na classe C, onde 82% mantêm os lares. Na classe A o percentual é de 80% e na classe B, de 76%.

Segundo José Libânio, a aposentadoria nas classes mais baixas é um “dinheiro certo” e “constante”, às vezes, maior que o rendimento anterior ao benefício, adquirido por meio do mercado informal. Por outro lado, nas classes mais abastadas, a aposentadoria representa uma queda da renda, por conta das regras para o pagamento do benefício pelo governo, que corta, por exemplo, as gratificações.

“Para as classes mais pobres, o fato de poder contar com uma renda certa e segura, faz toda a diferença. A partir da aposentadoria, a renda se torna constante, o que antes, podia não acontecer”, afirma o pesquisador. “Ao se observar o Nordeste rural, onde estão os bolsões de pobreza mais significativos, o aposentado tem um papel central nas famílias porque é dele que vem o dinheiro fundamental de cada mês”, exemplificou.

A pesquisa do Bradesco traça um perfil dos idosos no país, com dados sobre a percepção deles em relação à qualidade de vida, discriminação, e expectativas para o futuro, como o planejamento financeiro. O estudo lembra que até 2050 cerca de 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos.




Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)