Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa investiga uso de corticóide em medicina

Agência Notisa - 18 de abril de 2008 - 08:24

The New England Journal of Medicine mostra os resultados do uso de dexametasona para tratar a doença



Com o objetivo de investigar se todos os indivíduos adultos portadores de meningite bacteriana são beneficiados pelo tratamento secundário com dexametasona, Nguyen e colegas do Hospital para Doenças Tropicais, na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, realizaram uma pesquisa, cujo artigo foi publicado no The New England Journal of Medicine, em dezembro de 2007.



O grupo conduziu um estudo duplo-cego, controlado por placedo, monitorando 435 pacientes com mais de 14 anos, sob suspeita de portarem meningite bacteriana. Os pacientes foram divididos em dois grupos: 217 pessoas receberam doses de dexametasona e os outros 218 ficaram no grupo placebo. Dos pacientes analisados, 69% tiveram o diagnóstico da doença em questão confirmado. Estes apresentaram significativas reduções de riscos de morte em um mês, e de risco de morte e incapacidade em seis meses, com o uso da dexametasona. Já os que provavelmente apresentavam meningite bacteriana, mas não tiveram o diagnóstico confirmado, demonstraram efeitos inversos. Nesse grupo, os riscos de morte em um mês foram elevados.



Dessa forma, os pesquisadores concluem que a droga não melhora os resultados para adolescentes e adultos indiscriminadamente, mas apenas para pacientes que tenham provas microbiológicas de portarem meningite bacteriana.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News