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Pesquisa indica que professores aprovam alunos cotistas

08 de maio de 2008 - 16:54

O pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Renato Ferreira, apresentou há pouco, no Seminário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, pesquisa em que 74% dos professores universitários classificam de "muito bom" o desempenho de estudantes cotistas. Ainda segundo a pesquisa, quatro entre cinco docentes acreditam que a universidade deve refletir a diversidade racial do estado.

Além disso, 77% dos professores entenderam que as relações raciais nas universidades permaneceram inalteradas com a adoção das cotas. "Isso prova que as cotas não fomentam o ódio racial, como muita gente chegou a pensar", observou.

Discussão amadurecida
Ferreira avalia que a discussão sobre cotas e ações afirmativas já está mais amadurecida no Congresso. Nos últimos sete anos foram apresentados 41 projetos de lei nesse sentido. "O debate está amadurecido e existem projetos de lei. Falta apenas vontade política para aprová-los", lamentou.

O pesquisador da Uerj Renato Ferreira apresentou ainda um mapa das ações afirmativas no ensino superior. Ele sustentou que as ações seguem pressupostos constitucionais, tais como a dignidade da pessoa, redução das desigualdades, valorização da diversidade étnica, igualdade perante a lei e autonomia universitária.

Em todo o País, 79 instituições de ensino superior já adotam ações afirmativas. A maioria delas usa a autodeclaração como forma de identificação dos candidatos.





Agência Câmara

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