Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa indica que homens são os maiores agressores

Agência Brasil - 21 de junho de 2008 - 15:15

Brasília - Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre o perfil das vítimas de acidentes e violências no país aponta que os homens são os que mais geram atendimentos nas urgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério usou dados que integram o sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), no período de 30 dias, entre setembro e outubro de 2007, para realizar a pesquisa.

“Esses dados são uma constatação de que nós vivemos uma epidemia que atinge principalmente homens, jovens e eu acrescentaria negros. É uma violência que tem uma face cruel, porque ela envolve acidente de trabalho, de trânsito - normalmente causado pelo álcool-, homicídios e conflitos. Isso expressa um problema social”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Realizada em 84 unidades de atendimento de 37 municípios, a pesquisa indica que, do total de 5.488 notificações de pessoas vítimas de violências que procuraram as unidades de urgências e emergências, 3.896 (71%) eram homens, apontados também como os maiores agressores, com 3.670 (74%) dos registros de agressões. Entre as mulheres, foram detectadas 1.592 vítimas de acidentes e violências (29%).

Temporão também disse que esses dados são importantes no sentido de cobrar que o governo se prepare e construa políticas que possam enfrentar essa realidade. O ministro destacou ainda a situação de violência significa gastos para o sistema de saúde.

Na avaliação por tipo de violência, as agressões e maus-tratos geraram 3.629 notificações, o que representou 73% do total de registros no sistema público. Entre as mulheres, foram 1.317 atendimentos (27%).

Segundo a pesquisa, as mulheres são apontadas como as que mais tentam o suicídio, com 462 registros, ou 58% do total de notificações. Entre os homens, essa causa gerou 195 registros (42%).

O levantamento revela que os homens também são as principais vítimas de acidentes em todo o país. Do total de 57.384 notificações de violências e acidentes atendidos nos 84 serviços de urgência e emergência pesquisados, 90% (51.896) resultaram de acidentes. Desse total, 65% (33.696) das notificações tinham os homens como vítimas.

Quanto à violência doméstica, sexual e outras, coletadas por serviços de referência para esses casos, os dados apontam que o sexo feminino é a principal vítima das violências doméstica e sexual, da infância até a terceira idade.


SIGA-NOS NO Google News