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Pesquisa indica aumento da confiança do consumidor

Cristiane Ribeiro / ABr - 02 de fevereiro de 2005 - 10:40

A confiança do consumidor na economia do país e também em relação às finanças pessoais está em trajetória ascendente e em janeiro deste ano atingiu o seu melhor momento desde outubro de 2002, quando a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou a primeira Sondagem de Expectativas do Consumidor. A 14ª edição da pesquisa divulgada nesta quarta-feira aponta que a situação econômica do país foi considerada boa por 13,3% e ruim por 33,4% dos entrevistados. A diferença entre os dois extremos é a menor de toda a série histórica.

Já a situação econômica da família, em janeiro, estava boa para 13,6% e ruim para 19,1% dos consumidores, resultado ligeiramente inferior ao apurado em dezembro (16,2% e 21,5%, respectivamente). A parcela de consumidores que consideraram a situação econômica da família melhor do que há seis meses subiu de 18,9% para 21,3%. No mesmo período houve uma redução de 15,1% para 12,0% dos que achavam a situação pior.

O estudo aponta, no entanto, que houve piora quanto a situação futura do país. A confiança caiu de 46,4% para 45,4% entre dezembro e janeiro. Em relação à situação econômica da família a parcela de consumidores otimistas com os próximos seis meses também caiu: de 56,7% para 56,1%. Já a avaliação relativa ao mercado de trabalho continuou evoluindo, tendo apresentado em janeiro o melhor resultado desde janeiro de 2004.

Por fim, a 14ª Sondagem de Expectativas do Consumidor apurou que a previsão média de inflação para o ano de 2005 ficou em 9%, ligeiramente inferior aos 9,1% apurados em dezembro.

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