Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa, educação é o que mais interessa

Paula Menna Barreto / ABr - 02 de maio de 2004 - 15:36

Pesquisa inédita no Brasil, feita com jovens de idade entre 15 e 24 anos, revela que a educação é o tema que mais interessa à juventude brasileira. Dos entrevistados, 38% dizem que ir à escola, fazer vestibular e ir para a faculdade são as coisas mais importantes. Apenas 1% se interessa em conseguir ter casa própria.

A faixa etária que mais se interessa pelos estudos tem entre 15 e 17 anos, representando 45% do universo pesquisado, tanto entre rapazes quanto moças. Entretando, apenas 32% dos jovens com idade entre 21 e 24 têm o mesmo interesse. Na região Norte, esse interesse é maior que em outras regiões - 44% dos jovens se interessam pela educação.

A pesquisa chamada de Perfil da Juventude Brasileira entrevistou 3.501 jovens, de ambos os sexos e de todos os segmentos sociais, em 198 cidades brasileiras. É a primeira vez que se tem um panorama do jovem brasileiro tanto das capitais quanto do interior do país. "É a primeira pesquisa de abrangência nacional", diz o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República. O ministro coordena o Grupo Interministerial da Juventude.

Para o gerente de Educação do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae), Ênio Pinto, dos 8,7 milhões de jovens que estão no ensino médio, apenas 2,7 milhões vão para o ensino superior. "Precisamos capacitar os nossos jovens", diz.

O Perfil da Juventude Brasileira foi realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Cidadania e o Instituto de Hospitalidade. A pesquisa busca subsídios para políticas públicas voltadas para o jovem brasileiro.

SIGA-NOS NO Google News