Cassilândia, Quarta-feira, 24 de Maio de 2017

Últimas Notícias

17/09/2007 12:46

Pesquisa do BC mostra inflação em alta

Stênio Ribeiro/ABr

Brasília - Há cinco semanas em alta, a projeção de inflação para este ano passa pela primeira vez a barreira de 4%, como mostra pesquisa que o Banco Central realizou na última sexta-feira (14) com uma centena de analistas financeiros sobre tendências dos principais indicadores da economia.

A pesquisa é feita todas as semanas e divulgada no Boletim Focus que o BC distribui sempre no primeiro dia útil da semana seguinte. O boletim liberado hoje (17) revela que a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2007 evoluiu de 3,77%, há quatro semanas, para 3,99%, na semana passada, e agora prevê 4,01%.

A alta da inflação foi puxada pelos preços dos alimentos agropecuários, com destaque para carne e leite, maiores responsáveis pelo aumento do IPCA nos meses de julho e agosto, mas que deve baixar para o patamar de 0,30% neste mês e de 0,28% em outubro, de acordo com o Boletim Focus.

A evolução recente do IPCA também aumentou a projeção dos analistas de mercado para a inflação nos próximos 12 meses, de 3,71% para 3,76%. Mas, qualquer que seja a aferição de preços, a projeção de inflação se mantém abaixo do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A menor estimativa se refere aos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos e outros). Esses preços devem ser corrigidos em não mais que 2,5% neste ano, e eles representam quase um terço na composição do IPCA, que é o índice que serve de parâmetro para a trajetória de metas.

O comportamento de preços no varejo é medido também pelo Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (UP). Mas, ele se refere apenas à capital paulista, onde a projeção evoluiu de 3,94% para 3,96% na comparação semanal.

Os preços no atacado são aferidos por dois indicadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que estão em alta há sete semanas. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou de 4,80% para 5,01%, de uma semana para outra, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) evoluiu de 4,35% para 4,85%.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 24 de Maio de 2017
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)