Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa do BC indica que inflação perde força

Stênio Ribeiro/ABr - 09 de maio de 2005 - 09:18

Pesquisa semanal realizada pelo Banco Central junto a uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras mostra que a expectativa de inflação está em alta há dez semanas. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza as correções oficiais, aponta para inflação de 6,30% (ante 6,28% na semana anterior), distanciando-se cada vez mais da meta ajustada pelo BC, de 5,1% no ano.

O aumento reflete, em parte, a evolução dos preços administrados por contratos, ou monitorados, que envolvem combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte público, água, medicamentos, educação e outras necessidades básicas. Os reajustes das tarifas desses produtos e serviços estão em alta constante, e a previsão de aumento acumulado de 7,20% há um mês, passou para 6,65% na semana passada, e agora a previsão é de 6,70%.

Em virtude do aumento maior de preços na capital paulista, o Índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) evoluiu de 5,98%, na pesquisa anterior, para 6,26%. Está mais em linha com os prognósticos de inflação pelo IPCA, de acordo com o "cenário de mercado", que prevê inflação de 0,80% em abril e 0,55% neste mês, e a expectativa de IPCA para os próximos 12 meses permanece em 5,85%.

Quanto ao comportamento de preços no mercado atacadista, as expectativas são divergentes, de acordo com a metodologia aplicada. As duas medições feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) com leve alta, de 6,94% para 6,95%, ao passo que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu de 6,90% para 6,81%.

SIGA-NOS NO Google News