Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa do Banco Central eleva expectativa de inflação

Stênio Ribeiro/ABr - 03 de setembro de 2007 - 12:00

Brasília - O comportamento dos preços no mercado varejista dá sinais de alta da inflação no ano pela terceira semana seguida. Isso aumentou a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,86%, na semana passada, para 3,92%, segundo analistas de mercado e de instituições financeiras consultados pelo Banco Central na última sexta-feira (31), sobre tendências dos principais indicadores da economia.

Os resultados da pesquisa estão no Boletim Focus divulgado hoje (3) pelo BC e mostram que o IPCA de agosto deve ficar em torno de 0,38%, e não mais 0,34%, como previsto na pesquisa anterior. O índice exato só será conhecido na próxima quinta-feira (6), quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar a inflação do mês passado.

Setembro começou também com aumento na expectativa de inflação: de 0,25% para 0,27%, em função, principalmente, do aumento no preço dos alimentos mais afetados pela entressafra agrícola, como carne e leite. E para os próximos 12 meses, o cálculo foi revisto de 3,71% para 3,74%.

Outros indicadores de inflação no varejo dão sinais de estabilidade. A expectativa do Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), que mede o comportamento de preços só na capital paulista, passou de 3,95% para 3,94%. Os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) devem contribuir para a inflação com os mesmos 2,50% estimados na semana anterior.


SIGA-NOS NO Google News