Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa diz que estresse atinge 70% dos brasileiros

Dourados News - 18 de julho de 2004 - 09:21

Recente pesquisa da International Stress Management Association (Isma) no País indica que 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho. De acordo com a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da entidade, este número não difere muito do nível mundial. Segundo ela, a porcentagem é idêntica na Inglaterra. Nos Estados Unidos, sobe para 72%.

Antes do número, detalha a especialista, é preciso atentar para a qualificação do estresse, caracterizado por quatro fases: inicial, de resistência (quando os primeiros sintomas persistem), crônica, e burnout (é o nível mais avançado, em que a capacidade da pessoa de lidar com os percalços do dia-a-dia se esvaiu. Em inglês, burn significa "queimar" e out significa "fora". Ou seja, é aquele estado em que a energia do indivíduo se perdeu.

O risco de suicídio é apenas uma entre várias outras conseqüências da síndrome, afirma. No trabalho, por exemplo, a pessoa já não consegue dar mais conta dos afazeres e se torna distante ou até mesmo agressiva com colegas e clientes - desenlaces violentos não estão descartados.

O estresse também está associado a uma infinidade de doenças. De acordo com a Associação Médica Americana, o estresse está direta ou indiretamente relacionado às seis principais causas de morte no mundo: doenças do coração, câncer, enfermidades do pulmão, acidentes, cirrose e suicídio. Nesse campo, o Japão ocupa o primeiro lugar, apresentando 70% de profissionais estressados em fase burnout. Em segundo está o Brasil, com 30% nesta fase, seguido pelos Estados Unidos, com 20%.

SIGA-NOS NO Google News